Tamanho da fonte: -A+A

A Infraero contratou, via licitação, backbone de 10 Gb da 3Com para modernizar as redes dos aeroportos de Guarulhos, Galeão e Salvador. A nova estrutura substituiu as redes ATM usadas pelos terminais.

O projeto incluiu a aquisição de switches da família 8800 no core, além dos switches 5500G e 5500.

Com os novos dispositivos da 3Com, a Infraero estima um aumento de até 100 vezes na performance de aplicações de dados, voz e vídeo, incluindo sistemas de informação de vôo, controle de tráfego aéreo, sistemas de vigilância e telefonia IP, tanto para a administração aeroportuária quanto para passageiros e concessionários.

Rede sem fio
A Infraero também conta com a 3Com no fornecimento de estruturas para fornecimento de Internet sem fio nos aeroportos brasileiros. A ideia é padronizar a rede wireless, antes implementada por concessionários, para que a entidade nacional possa ter maior controle sobre o uso e segurança da web nos terminais.

Na primeira fase do projeto, já são mais de 800 pontos distribuídos em 11 aeroportos: Porto Alegre, Brasília, Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Confins, Salvador, Curitiba, Belém e Manaus.

A previsão é de que outros 20 aeroportos recebam o mesmo benefício nos próximos meses.