Logo do IS Drive, app para torrents aprovado pela Apple

Tamanho da fonte: -A+A

A postura da Apple contra os torrents parece ter sido abolida. Um aplicativo para download de arquivos através do protocolo foi aprovado na App Store para iPhone, iPad e iPod Touch.

Chamado de IS Drive, o aplicativo é voltado para o gerenciamento de arquivos do ImageShack, um serviço de compartilhamento.

Apesar de voltado para o ImageShack, o serviço pode ser configurado para outros serviços de torrents.

Segundo o Mashable, a recusa da Apple em aprovar programas do gênero se dava, até então, pelo potencial para a pirataria de arquivos através de torrents, o que poderia prejudicar uma das principais marcas da empresa, a loja de músicas e vídeos iTunes.

O Mashable aponta duas razões para a aprovação. Ou a Apple mudou de ideia em relação aos torrents, assim como fez com outros aplicativos a partir de uma flexibilização das regras para aprovação de apps, ou o crédito é do desenvolvedor, que não associou o app ao protocolo.

“Eu sempre tive a impressão de que se eu não chamasse o aplicativo de um cliente de torrents, a Apple liberaria ele”, declarou o programador por trás do IS Drive ao site TorrentFreak.

O torrent, ou BitTorrent, é um protocolo de compartilhamento de arquivos criado em 2003 e que tem sido alvo da indústria do entretenimento sob alegação de violação de copyright. Um dos casos mais emblemáticos da disputa é a condenação do The Pirate Bay, no ano passado, pela Suprema Corte Sueca.

Leia a matéria do Mashable (em inglês) no link relacionado abaixo.