Tamanho da fonte: -A+A

A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, informou que a rede social - que recentemente ultrapassou 500 milhões de usuários - aumentou em dez vezes o faturamento vindo de publicidade.

Segundo a executiva, os maiores anunciantes do Facebook multiplicaram seus gastos por dez vezes e, em alguns casos, chegaram a destinar 20 vezes mais dinheiro para a publicidade na rede na comparação com o mesmo período do ano passado.

"Há dois anos, as grandes marcas apenas nos testavam. Há um ano começaram a comprar (espaço publicitário) e agora estão em fase de crescimento", resumiu Sheryl.

Embora não revele os nomes das grandes marcas que têm aumentado seus gastos na rede social, a diretora citou o exemplo de um estúdio de cinema que em 2009 publicou três filmes no Facebook e pretende este ano publicar dez dos seus 12 lançamentos.

Uma das explicações é que a rede social tem mantido as tarifas publicitárias com os mesmos preços de 2009. Mas já sinaliza que os anúncios sociais - que conectam a mensagem publicitária às atividades dos usuários - devem encarecer por gerar "mais valor" às marcas.

Depois de anunciar o adiamento da oferta pública de ações (IPO) para 2012 - o Facebook é avaliado em US$ 25 bilhões em valores de mercado -, a rede social deverá aproveitar a expansão da receita publicitária para acelerar o ritmo de compras, segundo informações da M&M Online.

O Facebook já adquiriu empresas como o FriendFeed (compartilhamento de posts online), o Diwyshot (de compartilhamento de fotos), o Nextstop (serviço online de dicas de viagens) e o ShareGrove (compartilhamento de conteúdo).

De acordo com o diretor de desenvolvimento corporativo da empresa, Vaughan Smith, na medida em que o Facebook cresce e a plataforma fica mais estável, devem ser feitas "novas aquisições mais significativas".