Tráfego na internet tem aumento de 62% em 2010, diz a TeleGeography

Tamanho da fonte: -A+A

O tráfego global da internet já aumentou 62% neste ano, em comparação com 2009, segundo o estudo Global Internet Geography, da empresa TeleGeography. No ano passado, o avanço foi de 79%.

Segundo o relatório, os mercados emergentes têm impulsionado o avanço.

Leste europeu, Índia e sul da Ásia tiveram crescimento de 100%. No Oriente Médio, o índice ficou pouco abaixo de 100%. Mesmo em áreas mais “maduras” registrou-se avanço, como os 66% na Europa oriental e 54% nos Estados Unidos e Canadá.

A explosão das redes sociais e a crescente popularidade dos dispositivos móveis, como os smartphones, são apontados como fatores decisivos para o forte aumento no tráfego. Volume acentuado que exige ações de infraestrutura.

“As operadoras devem acrescentar uma quantidade enorme em capacidade a cada ano para acomodar o crescimento do tráfego”, escreveo diretor de pesquisa da TeleGeography,  Alan Mauldin, no seu blog.

Os aportes de suporte já têm sido feitos. Em 2010, diz o relatório, 13,2 Tbps foram adicionados mundialmente – nos anos anteriores o volume foi de 9,4 Tbps (2009) e 6 Tbps (2008).

Uma amostra de 10 páginas do relatório pode ser conferida no link relacionado abaixo.