Tamanho da fonte: -A+A

A Unesp-Marília é a primeira instituição brasileira a participar do projeto Wikimedia Education Program, que envolve tradução de verbetes do Wikipedia.

No ano passado, os alunos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia reescreveram a definição de onze verbetes da Wikipedia, enciclopédia digital multilíngue, em português.

O projeto foi coordenado pela professora Maria José Vicentini Jorente, que pesquisa a Wikipédia. Os termos reformulados foram indicados em conjunto com a Fundação Wikimedia e estão ligados à disciplina de História da Cultura, comum aos dois cursos.

A partir do programa, as instituições de ensino superior ajudam o site a melhorar o conteúdo, vinculando a tarefa ao currículo da graduação.

A Unesp foi a primeira instituição brasileira a cooperar com o site, seguida pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), que participou com dois projetos em 2011. A USP deve aderir ao programa em 2012.

Hoje, mais de cinquenta universidades nos EUA participam do projeto. No Canadá, oito instituições mantêm diferentes programas, e na Índia há três universidades participantes e cerca de 30 embaixadores trabalhando com a Wikipédia.