Tamanho da fonte: -A+A

A ampla maioria (66%) dos usuários de serviços de governo eletrônico são funcionários públicos.

É o dado mais curioso de uma pesquisa realizada pela PUC-PR com cinco mil usuários de 70 portais do governo divulgada nesta terça-feira, 09, que indica o quanto a realidade do e-gov ainda está afastada do brasileiro comum.

A maioria (40%) dos usuários dos serviços de governo eletrônico possui  ensino superior completo, enquanto 29% terminaram ensino médio e outros 30% a pós-graduação. Os brasileiros com ensino superior completo totalizam 5,6% da população.

O estudo levantou ainda que 78% dos entrevistados pessoas têm internet em casa e predominantemente pertencem a população economicamente ativa: 33% estão entre 25 e 34 anos; 29% entre 36 e 44 e 21% de 45 a 59 anos.

M-gov
Outro aspecto abordado na pesquisa é a questão do m-gov. Mesmo com a popularização do celular no Brasil e o esforço de alguns governos para introduzir a ferramenta na prestação de serviços, a grande maioria (84%) dos usuários não utiliza aparelhos celulares para consultar ou mesmo realizar serviços governamentais.

Comentário no Quentinhas
Os resultados da pesquisa da PUC-PR foram comentadas pelo editor do Baguete, Maurício Renner, em post no blog Quentinhas. Confira a opinião do jornalista no link relacionado abaixo.