A distribuidora de social games Mentez está fazendo um esforço de crescimento entre as lan houses de Porto Alegre com o sistema de pagamentos para jogos online Paymentez.
Segundo Leandro Montoya, Channel Manager da companhia, a meta é capturar de 30 a 50 canais no segmento até o final do ano.
“A gente identificou em Porto Alegre como um mercado bom para as vendas offline em função das boas vendas online. É um dos oito mercados mais promissores no Brasil, nas nossas contas”, explica Montoya.
Dados do Cetic.br indicam que as lan houses, junto com cibercafés, foram o segundo local de onde os moradores da região Sul mais acessaram a internet em 2009, com 17% das respostas.
A pequisa também mostra que 48% dos usuários do Sul passam pelo menos cinco horas por semana na rede.
Prospectando mercado
Na prática, representantes da Mentez vão prospectar mercado, visitando as lan houses e oferecendo o sistema.
Pela plataforma Paymentez, os estabelecimentos credenciados têm descontos de 11% a 13% na venda de crédito para jogos em redes sociais, incluindo títulos da própria Mentez, como o Colheita Feliz, e títulos como o Farmville, da Zynga – ambos entre os mais populares do país segundo a comScore.
No ano passado, o mercado de games sociais movimentou R$ 200 milhões entre os brasileiros, com cerca de 25 milhões de jogadores – ou 73% dos usuários de redes sociais com mais de 15 anos.
O cenário, conforme a comScore, leva à projeção de 50% de alta em 2011, chegando a R$ 300 milhões.
Gamers do Sul
Antes de Porto Alegre, a Mentez fez a prospecção em Florianópolis, por 15 dias. O resultado, segundo Montoya, foi satisfatório, com 26 novas lan houses no cadastro.
Apesar de não revelar os números, o executivo destaca que hoje, a Mentez já tem participação na capital, com presença em lan houses, estabelecimentos com pagamento dos créditos via POS (máquinas de cartão de crédito) e usuários online.
Modelo de negócios
Com as lan houses, é feito um cadastro inicial que é enviado à empresa em São Paulo, onde as informações são checadas. Depois, um treinamento prévio com o dono da empresa.
Inicialmente, as compras feitas pela lan ganham 11% de desconto, que é elevado a 13%. Isso significa que R$ 100 na plataforma Mentez custam R$ 89 à lan house. Os créditos são vendidos para os clientes, acessando o painel.
“Se são vendidos, por exemplo, 10 moedas verdes do Colheita Feliz a um usuário, isso é enviado via PIN, habilitando os créditos para uso no jogo”, explica Montoya.
Inicialmente, a compra mínima é de R$ 20, conta o executivo.
Hoje, os canais offline (como as lan houses) representam 10% do faturamento da companhia. O foco da empresa é capturar metade dos consumidores brasileiros que não são bancarizados, segundo o IPA.
“Porto Alegre é um destaque. Estamos em nove cidades, a maioria no norte. Só Porto Alegre é no Sul”, enfatiza Montoya.
Além disso, as lan houses que se tornam pontos de venda têm uma parceria com o Facebook. Ao promoverem o cadastro na rede social, recebem benefícios em créditos Paymentez.
Novidades a caminho
Em agosto, a Mentez deve lançar uma parceria de e-learning, cuja empresa ainda não pode ser revelada, explica Montoya.
A ideia é oferecer cursos de datilografia e reforço escolar. Serão 300 cursos online, de quatro a oito horas. Segundo o executivo será outro atrativo para as lans.
“Muitas lan houses ficam com medo de ser associadas apenas a jogos”, completa.
Paymentez: esforço para crescer em PoA
A distribuidora de social games Mentez está fazendo um esforço de crescimento entre as lan houses de Porto Alegre com o sistema de pagamentos para jogos online Paymentez.
Segundo Leandro Montoya, Channel Manager da companhia, a meta é capturar de 30 a 50 canais no segmento até o final do ano.
Veja também
Social game com lançamento multimilionário
A desenvolvedora de games sociais Vostu está planejando uma campanha milionária de divulgação para o lançamento do jogo MegaCity – uma variação do clássico Sim City, da Maxis, criado em 1989 – voltado para construção de cidades em sites de relacionamento.
Trata-se de uma aposta num mercado que deve movimentar R$ 300 milhões neste ano.
Mentez quer ir além dos games
A Mentez lançou uma nova versão da sua plataforma de pagamentos, visando atingir novos mercados além dos games sociais.
Criada para monetizar o game social Colheita Feliz, o Paymentez atende a 8 dos 10 jogos mais populares do Orkut e recebe 135 mil transações todos os meses.
Social games movimentam R$ 200 milhões
Os games sociais no Brasil movimentaram R$ 200 milhões em 2010.
Segundo a Folha de S. Paulo, o país tem cerca de 25 milhões de jogadores – ou 73% dos usuários de redes sociais com mais de 15 anos. O cenário leva à projeção de 50% de alta neste ano, chegando a R$ 300 milhões de giro.
No Brasil, informa a Folha em matéria publicada nessa quarta-feira, 23, os games mais populares são FarmVille, Colheita Feliz e Rede do Crime.
Mentez representa Playdom no Brasil
A Mentez, desenvolvedora norte-americana de aplicativos sociais, anuncia nesta terça-feira, 25, que assinou acordo de representação para trazer ao mercado brasileiro os games da Playdom.
Com mais de 100 milhões de instalações de seus jogos em todo mundo, a Playdom reúne títulos como Social City, Sorority Life, Mobsters e seu mais novo game, o Bola Social Soccer, que já conta com um milhão de jogadores no país.
Rede social não aproxima cliente e marca
Estudo da agência Razorfish aponta que o consumidor ainda não enxerga as redes sociais como fontes de envolvimento com uma marca, apesar do esforço das empresas de aproximação com os clientes nesses canais.
Chamada de Liminal, a pesquisa entrevistou seis mil consumidores do banco de dados da companhia aérea Virgin America.
Dados sobre o engajamento em mídias sociais relativos a mais de 100 mil usuários de Internet, compilados pela empresa Rapleaf, também entraram no estudo.
Bis Limão: gosto azedo para internautas
A Lacta, marca da Kraft Foods Brasil, deixou uma legião de fazendeiros insatisfeitos no Orkut.
Mentez cria game para Orkut com Paris Hilton
O game Vida nas Passarelas, que foi inspirado na coleção de roupas da modelo Paris Hilton, chegará em breve no Orkut.
O Vida nas Passarelas foi desenvolvido pela Mentez, que atua com jogos sociais, e pela Virtual Greats, agência de distribuição de vendas.
“Com o crescimento dos jogos sociais na internet, nós vemos um vasto potencial para as celebridades, marcas e clientes de empresas de roupas”, disse Brett Orlanski, Diretor de Desenvolvimento de Plataforma da Virtual Greats.
Colheita Feliz vai para Sonico
A rede argentina Sonico acaba de assinar acordo de licença de conteúdo com a Mentez, norte-americana especializada em games sociais.
Com a novidade, a rede social oferecerá os games Colheita Feliz, Ilha dos Sonhos, Segredos do Mar, Gangues, entre outros.
“A parceria permitirá que os jogos da Mentez atinjam ainda mais usuários, aproximando-se mais do público brasileiro” afirma Tahiana D´Egmont, Diretora Geral da Mentez no Brasil.