A Novell anunciou nesta quinta-feira, 11, a disponibilidade da versão beta de sua plataforma de colaboração social de próxima geração, Novell Vibe, que se divide em duas soluções, OnPrem3 e Cloud.
Segundo a empresa, a solução é baseada em ambientes físicos e nuvem.
A ideia é abrir às empresas a possibilidade de aproveitar tecnologias de colaboração para melhorar a produtividade sem comprometer a segurança exigida nos ambientes corporativos atuais.
"Os usuários corporativos estão vivenciando o valor das mensagens e redes sociais em sua vida pessoal e as estão levando para seu ambiente de trabalho”, ressalta Michael Fauscette, Vice-presidente do Grupo de Soluções de Software Corporativo do IDC.
O ambiente, completa Fauscette, pode ser desesperador para os CIOs, “que não têm controle ou visibilidade sobre quais informações estão sendo compartilhadas".
Entre os recursos da Novell Cloud Vibe estão a possibilidade de formar grupos e espaços de trabalho colaborativo e concluir projetos em equipe, além de compartilhar e coeditar arquivos. A plataforma também oferece uma rede social corporativa com messenger, chat, blogs e wikis.
No Novell OnPrem Vibe será possível criar espaços de colaboração personalizados, formulários e fluxogramas de trabalho.
Na fase alfa, mais de 7,5 mil pessoas utilizaram a ferramenta.
Parte da Novell Vibe, o recurso Cloud permite ainda a incorporação de gadgets em correntes de mensagens. Com o objetivo de criar um rico catálogo de gadgets, a Novell criou um concurso para incentivar desenvolvedores e provedores de soluções a criar gadgets para a ferramenta.
A Novell Vibe OnPrem 3 estará disponível no final de 2010 e Novell Vibe Cloud estará disponível no primeiro semestre de 2011.
Novell: plataforma de colaboração na nuvem
A Novell anunciou nesta quinta-feira, 11, a disponibilidade da versão beta de sua plataforma de colaboração social de próxima geração, Novell Vibe, que se divide em duas soluções, OnPrem3 e Cloud.
Segundo a empresa, a solução é baseada em ambientes físicos e nuvem.
Veja também
Citrix e Novell: parceria em virtualização
A Citrix e a Novell anunciaram um acordo de colaboração em interoperabilidade de virtualização e em novas ferramentas, com o proposta de aproximar as empresas das vantagens econômicas da virtualização.Com a parceria, a Novell certificou seu servidor SUSE Linux Enterprise como "hóspede perfeito" para o Citrix XenServer, sendo que as companhias oferecerão suporte técnico conjunto a seus clientes.
Novell vende Suse na Amazon
A Novell começou a oferecer a clientes e ISVs a plataforma Suse Linux Enterprise Server através da Amazon Web Services, cobrando por hora de uso.
Além disso, a Novell oferecerá um serviço de manutenção na AWS para que os clientes possam manter suas instâncias SLES atualizadas com os mais recentes patches de segurança, correções de bugs e novos recursos da empresa.
Novell: interoperabilidade na Nuvem
A Novell anuncia a disponibilidade do Novell Cloud Security Service, ferramenta que oferece a provedores de cloud computing a capacidade de fornecimento de acesso seguro e compliance na nuvem.
Com a novidade, as empresas poderão ampliar sua infraestrutura de identidade para qualquer nuvem pública, replicando imediatamente no ambiente cloud qualquer alteração ou autorização realizada para usuários.
Open Cloud Manifesto vaza na Internet
Foi divulgado na internet na segunda-feira, 30, o “Open Cloud Manifesto”, documento que define padrões de interoperabilidade para a cloud computing.Segundo informações do IDG News Service, após o vazamento, empresas de tecnologia decidiram assinar e publicar o manifesto oficialmente. IBM, Sun, VMware, Cisco, SAP, AMD e Novell estão entre as apoiadoras.
Novell: gerenciamento de ambientes de nuvem
A Novell anunciou a disponibilidade da Novell Cloud Manager, uma nova solução que permite aos usuários criar e gerenciar um ambiente de computação em nuvem como uma extensão aberta dos recursos existentes no datacenter.
Citrix: virtualização em alto padrão
As soluções XenServer e XenDesktop atingiram a certificação Common Criteria EAL2, norma internacional para segurança de computadores.
Como o XenApp já havia sido certificado anteriormente, a Citrix possui agora a única solução completa de virtualização a atingir os requisitos de segurança mais específicos exigidos pelas Global 1000 e agências governamentais, incluindo a Departamento de Defesa dos Estados Unidos.