Passados menos de dois anos do lançamento do Peixe Urbano, o primeiro site de compras coletivas brasileiro, metade das páginas não divulgam mais ofertas ou estão fora do ar.
Segundo levantamento da consultoria e-Bit, divulgado pela agência Estado, são 1,6 mil sites no total.
O relatório, feito pela consultoria em parceria com o agregador de ofertas SaveMe, também indica que os oito maiores portais do tipo no país concentram 85% do faturamento do setor.
Conforme o o sócio-fundador do SaveMe, Guilherme Wroclawski, a facilidade de empreender levou a uma grande quantidade de lançamentos de empresas no segmento desde março do ano passado.
Wroclawski acredita que muitos empreendedores lançaram um domínio, mas não tiveram fôlego para permanecer no mercado. Os sites pequenos ainda são a maioria no segmento de compras coletivas, mas a tendência é de consolidação em um menor número de empresas.
Grandes sites estão se distanciando dos menores fazendo investimentos pesados e adotando estratégias de ofertas mais agressivas.
Desde o seu lançamento, por exemplo, o Peixe Urbano já recebeu investimentos dos fundos norte-americanos Benchmark Capital, General Atlantic e Tiger Global Management. Além disso, o apresentador de TV Luciano Huck entrou na sociedade.
A brasileira Monashees Capital também já investiu no empreendimento.
O site é um dos portais brasileiros que internacionalizaram, com operações na Argentina, Chile e México.
Em fevereiro, o ClickOn anunciou sua abertura também na Argentina, e a intenção de se estender para Uruguai, Chile e Colômbia. A expansão conta com o apoio do alemão Group Buying Global (GBG), que detém 50% do ClickOn, e montou o ClickOnerdo para os argentinos.
Além do ClickOn, pelo menos Groupalia (também com atuação no Brasil), e Save.me (agregador da compra coletiva comprado pelo BuscaPé e criado por brasileiros), também foram para a Argentina.
50% da compra coletiva fechou no BR
Passados menos de dois anos do lançamento do Peixe Urbano, o primeiro site de compras coletivas brasileiro, metade das páginas não divulgam mais ofertas ou estão fora do ar.
Segundo levantamento da consultoria e-Bit, divulgado pela agência Estado, são 1,6 mil sites no total.
O relatório, feito pela consultoria em parceria com o agregador de ofertas SaveMe, também indica que os oito maiores portais do tipo no país concentram 85% do faturamento do setor.
Veja também
Compra coletiva pode ser multada em R$ 6 mi
Os três maiores sites de compras coletivas do Brasil – GroupOn, Peixe Urbano e ClickOn – podem ser multados em R$ 6 milhões.
As empresas foram autuadas por não garantirem a qualidade dos serviços oferecidos, negar a devolução de valores nos casos de não prestação do serviço e informar percentual de desconto incorreto, diz o Procon de São Paulo.
Groupalia eleva projeção de faturamento anual
O site de compras coletivas Groupalia elevou a projeção de faturamento para 2011 em 20%, chegando US$ 172,2 milhões, após registrar US$ 14,3 milhões nos rendimentos do mês de junho.
Atualmente, a empresa conta com 9 milhões de usuários nos oito países em que atua – Espanha, Itália, Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Peru – com ofertas em 75 cidades.
Compra coletiva terá autorregulação
ClickOn, Peixe Urbano, Clube do Desconto, Viajar Barato, Imperdível e Oferta Única – alguns dos maiores sites de compras coletivas do Brasil – acabam de fundar o Comitê de Compras Coletivas na Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).
De acordo com informações do Valor Econômico, o grupo quer criar um código de conduta para a categoria.
Hermes pula fora da compra coletiva
Nove meses após ter adquirido o site de compras coletivas Ofertas X, o grupo Hermes vendeu o site para o Ofertas.com.br, criado pelo grupo Multi, dona da escola de idiomas Wizard, entre outras.
Groupalia cresce na América Latina
O site de compras coletivas Groupalia anuncia a abertura de suas operações no Peru e na Colômbia.
Com os novos mercados, a empresa, que pretende faturar mais de US$ 150 milhões em 2011 – 16 vezes a receita obtida no ano passado, de US$ 8,9 milhões – o Groupalia amplia sua atuação no mercado latino americano, onde já está no Chile, na Argentina e no Brasil.
As ampliações são possíveis graças ao aportes recebidos recentemente.
Compra coletiva fatura R$ 71,1 mi em fevereiro
No mês de fevereiro desse ano, 200 dos mais de mil sites de compras coletivas no Brasil movimentaram, sozinhos, cerca de R$ 71,1 milhões em descontos e ofertas.
Os dados são de uma pesquisa do agregador Comune, e foram publicados pelo site IDG Now.
Segundo o levantamento, 2,83 milhões de cupons foram vendidos entre janeiro e fevereiro. E a soma do volume de dinheiro movimentado no segundo mês é 8,23% maior que o total do mês de janeiro.
Visa e Groupon têm parceria na compra coletiva
A Visa e o Groupon no Brasil fecharam um acordo para oferecer descontos exclusivos aos usuários do cartão da bandeira no mercado de compra coletiva.
Segundo o site IDG Now, os clientes Visa que fizerem cadastro no Groupon e realizarem sua primeira compra com o cartão de crédito ganharão bônus de R$ 20 para realizar uma segunda compra no site.
Conforme o IDG, a promoção já está ativa.
Groupon inicia IPO querendo US$ 750 mi
O site de compras coletivas Groupon deu início, nessa quinta-feira, 02, à sua oferta inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos. A intenção é capitar US$ 750 milhões. Os bancos Morgan Stanley, Credit Suisse e Goldmam Sachs serão os coordenadores da oferta.
Segundo o documento, a empresa pretende utilizar os recursos da oferta para capital de giro e outros propósitos corporativos, que podem incluir a aquisição de outras empresas, produtos ou tecnologias.
E-consumers: 61% já usaram compra coletiva
As compras coletivas alcançam hoje 61% dos consumidores virtuais brasileiros. É o que informa a 23ª edição do relatório WebShoppers, realizado pela e-bit com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico.
A pesquisa teve como objetivo analisar de que forma os sites de compras coletivas e clubes de compras se posicionam no mercado.
Foram entrevistadas 4.536 pessoas e avaliados os critérios de compra e satisfação do consumidor.