CAmpanha de Dilma ganha nova tag no Twitter

A campanha de Dilma Rousseff no Twitter aparentemente tem uma nova bandeira. A tag #dilma13, que teria sido moderada nos Trending Topics (TTs, ou tópicos emergentes) do microblog foi trocada pelo #Brasil13.

Tanto o site Dilma na Rede quanto o perfil no Twitter do coordenador de campanha na internet, Marcelo Branco, dão seu apoio à nova identificação.

"Agora é #Brasil13 em todos os cantos #serramilcaras", publicou Branco, que desde essa terça, 12, não usa a tag #dilma13 em seus posts próprios no Twitter.

No tweet do articulador de internet da candidata petista, um link mandava os seguidores para o post do site em que, além do anúncio do #Brasil13, lê-se o incentivo ao #serramilcaras, termo usado por Dilma no primeiro debate para referir-se ao oponente e que acabou virando uma tag espontânea para a militância virtual.

Um novo vídeo, no site, divulga a tag (confira abaixo).

Na última segunda-feira, 11, a coordenação da campanha na internet confirmou ao Baguete que pediu esclarecimentos ao Twitter sobre a suposta moderação da tag usada até então pela campanha, #Dilma13.

Segundo Roberto Andrade, um dos assessores de Branco, ferramentas de terceiros mostravam que a tag era uma das mais utilizadas na rede. Ainda assim, não aparecia nos trending topics do Twitter.

Na ferramenta Trendistic, a tag #dilma13, apesar do esforço por uma novo termo, tem na manhã desta quarta 13, 0,02% dos tweets, mais do que a #brasil13 (0,01%). Ainda assim, a primeira tag segue fora dos TTs oficiais, enquanto que #brasil13 está lá, entre #serramilcaras (0,06%) e #dilmanão (0,05%).

Procurado pela reportagem do Baguete Diário, Marcelo Branco e Roberto Andrade não foram encontrados.