Tamanho da fonte: -A+A

Facebook, Google e Yahoo – sites que recebem mais de 1 bilhão de visitas por dia – participarão do primeiro teste em escala global do novo protocolo de transmissão de dados da Internet, o IPv6.

O teste será realizado em 8 de junho, data chamada de Dia Global do IPv6.

Além dos nomes já citados, empresas como Akamai e Limelight Networks também participarão do teste do IPv6, patrocinado pela Internet Society (ISOC).

Entre os fatores que tornam a avaliação necessária está o fato de que os endereços de IP do protocolo IPv4, criado há 30 anos, estão se esgotando, restando apenas 5% dos 4,2 bilhões suportados pelo formato 32 bit.

Analistas afirmam que os espaços gratuitos deixarão de existir em questão de semanas.

Já o IPv6, que usa 128 bit, aguentaria um número ilimitado de acessos.

O teste do dia 8 de junho irá observar se o novo padrão está preparado para ser mais exigido, sem que seu desempenho seja prejudicado.

Especialmente para Google e Facebook, o teste será importante, já que esses sites suportam o padrão apenas em alguns endereços específicos. A companhia de Moutain View diz que tanto a sua home, quanto a do YouTube, participarão dos testes.

Atualmente, só 0,05% do tráfego na Internet passa pelo protocolo.

No dia 8 de junho, a  ISOC estima que uma ínfima parte de usuários – menos de 0,1% – sofrerá com instabilidade e lentidão para acessar os portais participantes.