Tamanho da fonte: -A+A

A rede social Facebook planeja testar um serviço inspirado nos sites de compras coletivas.

Segundo a agência Bloomberg, a iniciativa é um esforço para gerar lucro com a participação dos seus mais de 500 milhões de usuários no crescente mercado de descontos online.

O serviço estará disponível inicialmente em cinco cidades dos Estados Unidos. A ideia é destacar ofertas em áreas específicas e encorajar o usuário a compartilhar esses descontos com os amigos.

O projeto fará parte do Facebook Deals, serviço que permite que as empresas forneçam descontos para os usuários. Já em operação nos Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa, o Facebook Deals oferece ofertas em lojas do varejo.

Qando uma compra é efetivada, o serviço posta uma nota no mural do usuário, que pode ser vista pelos seus amigos, gerando publicidade para a loja que deu o desconto.

Essa não será a única iniciativa do site nas compras coletivas.

No final de janeiro, o Facebook anunciou o Buy With Friends, um sistema que encoraja os usuários a compartilhar ofertas especiais de empresas de e-commerce com seus contatos na rede social para obter grandes descontos.

De acordo com a Forbes, a chefe de marketing de produto para comércio Deb Liu disse que o novo recurso permitirá aos usuários destravar ofertas e compartilhá-las com seus amigos do Facebook.

Os usuários também poderão compartilhar as compras com os amigos.

Embora não seja exatamente como o modelo do Groupon – pioneiro da compra coletiva no mundo –, essa primeira iniciativa do Facebook já foi enquadrada como “compra social”.