Tamanho da fonte: -A+A

O mercado do casamento movimenta mais de 8 bilhões de reais por ano no Brasil e emprega milhares de pessoas. A cada dia, surgem mais ofertas  para uma demanda que também não pára de crescer. Pensando nisso, o casal gaúcho Patrícia Griep e Leandro Marczykoski resolveu inserir um novo produto na lista dos noivos: o Nosso Cartoon. 

Trata-se de uma animação em flash usada como convite para o casório que, baseada em fotos e depoimentos dos clientes, conta a história dos noivos, da paquera até o altar.

Segundo a designer Patrícia, a idéia surgiu com o próprio convite de casamento dela, que foi entregue aos amigos em formato de DVD.

“Depois de divulgado na web, várias pessoas começaram a pedir orçamentos e a perguntar se faríamos cartoons para outros eventos. Aí não tivemos dúvida: abrimos a empresa e o retorno tem sido cada vez melhor”, conta Patrícia, que lembra que o serviço também pode ser oferecido para outros eventos, embora o mercado do casamento esteja sendo o carro chefe dos negócios.

E como em tantas outras situações que envolvem o matrimônio, a mulher é quem faz a frente nos preparativos do vídeo. Patrícia revela que, aproximadamente, 95% dos contatos são feitos diretamente com a noiva. 

"Mas é bem interessante quando o noivo também se envolve, dando a sua perspectiva da história. Nossos melhores trabalhos foram feitos assim” – explica.

Desde março deste ano, o Nosso Cartoon já entregou 15 vídeos, além de vários outros que já estão no processo de construção. Nos últimos meses, conforme Patrícia, a produção duplicou e a clientela se expandiu para fora do estado e até mesmo do pais: atualmente, estão atendendo clientes em São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina e México.

Apesar do sucesso, o Nosso Cartoon ainda não é a única fonte de renda do casal, que também desenvolve web sites e outros serviços de design. A meta é que isso aconteça até o próximo ano, com a ampliação e aprimoramento dos serviços do site.

As ofertas de cartoons variam de vinhetas de 30 segundos ao “Big Cartoon”, com dois minutos de duração, e os preços de R$ 150 a R$ 650, respectivamente, sempre com dois personagens. É possível criar vídeos com maior duração e maior número de personagens, pagando-se um valor adicional por isso.

O contato pode ser feito por email, bem como a troca de informações necessárias para a produção do vídeo.

“Como quem organiza um casamento (ou qualquer outro evento) tem, normalmente, uma agenda cheia procuramos facilitar ao máximo o atendimento”, explica Patrícia.