Tamanho da fonte: -A+A

O site do governo do Ceará foi alvo de um ataque de crackers na madrugada de 17 de março.

Chamada de ataque defacement, a ação desfigurou a página oficial do governo do estado. Quem promoveu o ataque foi o grupo denominado “Brazilian Defacers”, e foi assinado pelos crackers n4sss, hackinho, fl4me, hackerbrasilll, informa a LegalTech Brasi, consultoria de segurança na redel.

A página alterada ainda faz uma menção irônica aos servidores do governo.

“Não somos apenas um grupo, mas uma família. O governo e seus Servidores, muito bons por sinal”, dizia a mensagem.

O ataque aparentemente lista os dados do servidor comprometido como sistema operacional, versão e data do kernel, arquitetura da máquina e outros dados.

O Grupo Brazilians Defacers tem um histórico de inúmeros defacements no Brasil, somente o usuário “Hackinho”, aparentemente o líder do grupo, conta com mais de 15 ataques atribuídos a sua autoria, somente em 2011.

A página invadida ainda estava no ar as 3h da manhã dessa quinta-feira, e os serviços pelo site estavam indisponíveis no horário.

“Uma investigação deverá analisar os logs de eventual firewall e correlacioná-los com logs do servidor web em busca de informações que precisem a autoria física dos criminosos”, explicou José Antonio Milagre, Perito Especialista em Crimes Digitais.

No momento de publicação dessa matéria o site já estava restabelecido.