Os três maiores sites de compras coletivas do Brasil – GroupOn, Peixe Urbano e ClickOn – podem ser multados em R$ 6 milhões.
As empresas foram autuadas por não garantirem a qualidade dos serviços oferecidos, negar a devolução de valores nos casos de não prestação do serviço e informar percentual de desconto incorreto, diz o Procon de São Paulo.
O trio responderá a processos administrativos, assegurada ampla defesa, promete o a entidade, podendo ao final ser multado com base no artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor).
No mínimo, a multa será de R$ 400, podendo chegar ao total de R$ 6 milhões, caso as empresas sejam achadas culpadas.
Também passarão pelo mesmo processo onze estabelecimentos que vendem produtos e serviços por meio das ofertas nestes sites. A maioria delas são empresas da área de beleza.
Somente no mês de fevereiro, 200 dos mais de mil sites de compras coletivas no Brasil movimentaram, sozinhos, cerca de R$ 71,1 milhões em descontos e ofertas. Entre janeiro e fevereiro foram faturados R$ 136,85 milhões, sendo R$ 65,72 milhões em janeiro.
O sucesso do modelo, surgido no Brasil no primeiro trimestre de 2010 com o Peixe Urbano, já atraiu a atenção dos legisladores.
Um projeto de lei que tem como objetivo a regulamentação de sites de compras coletivas no país foi encaminhado à Câmara dos Deputados em maio.
Algumas das determinações do projeto envolvem a exigência de atendimento telefônico, além de hospedar sites em servidores com empresa física no Brasil. O projeto também defende a devolução de valores pagos se o mínimo de compradores não for atingido.
Se for aprovada, a lei também cobra a demonstração da quantidade de clientes de ofertas atendidos diariamente e como é agendada a consumação.
Dois meses depois, surgiu uma iniciativa dos próprios sites de compras coletivas.
ClickOn, Peixe Urbano, Clube do Desconto, Viajar Barato, Imperdível e Oferta Única fundaram o Comitê de Compras Coletivas na Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net).
O grupo nasceu para criar um código de conduta para a categoria.
Já existem no Brasil 1,5 mil sites de compras coletivas, ainda que 85% do mercado fique na mão de cinco grandes players.
Queixas no site Reclame Aqui referentes ao setor já passam de 20 mil em um ano.
Compra coletiva pode ser multada em R$ 6 mi
Os três maiores sites de compras coletivas do Brasil – GroupOn, Peixe Urbano e ClickOn – podem ser multados em R$ 6 milhões.
As empresas foram autuadas por não garantirem a qualidade dos serviços oferecidos, negar a devolução de valores nos casos de não prestação do serviço e informar percentual de desconto incorreto, diz o Procon de São Paulo.
Veja também
Peixe Urbano expande para o Chile
O site de compras coletivas brasileiro Peixe Urbano iniciou sua atuação no Chile, com a marca Pez Urbano, em mais um passo da sua expansão internacional. O portal já atua na Argentina e no México.
A entrada no país se dá pela aquisição do site local Queremos Descuentos.
Inicialmente, o Peixe Urbano atuará em três cidades: Santiago, Valparaíso e Viña del Mar. No Brasil, o portal já vende ofertas em 70 cidades.
Groupon: maior IPO desde Google
O site de compras coletivas Groupon levantou US$ 700 milhões após aumentar o tamanho de sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês).
Essa é a maior abertura de capital de uma companhia de Internet nos Estados Unidos desde que o Google captou US$ 1,7 bilhão em 2004.
MercadoPago + ShareMyCart = F-commerce
O MercadoPago fechou parceria com o ShareMyCart para vender produtos e serviços pelo Facebook.
A ShareMyCart permite a qualquer usuário desenvolver o social commerce, uma tendência crescente no Brasil que já conta com adesão de grandes nomes do varejo, como o Magazine Luísa.
Uma das primeiras lojas virtuais a vender pelo Facebook por meio do ShareMyCart é o Bendita Oferta, site de compras coletivas que já comercializa utilizando MercadoPago.
Pescaria: ClickOn contrata 2 ex-Peixe Urbano
O site de compras coletivas ClickOn acaba de contratar Maíra Barcellos, que vem do concorrente Peixe Urbano, onde ficou por menos de um ano na função de diretora de Viagens e Turismo.
Na nova empresa, a executiva vai assumir exatamente o mesmo cargo, com a missão de triplicar a atual penetração de aproximadamente 11% do site neste segmento.
Vivo entra nas compras coletivas
A Vivo lança nessa segunda-feira, 03, sua operação de compras coletivas.
Válida inicialmente para São Paulo e Rio de Janeiro, informa o jornal Folha de S. Paulo, essa é a primeira iniciativa de operadoras de telefonia entrando nesse segmento de ofertas no e-commerce.
Christian Gebara, vice-presidente de estratégia e novos negócios da Vivo, disse à Folha que o objetivo é ter no portfólio do "Clube de Descontos da Vivo" cerca de 10 milhões de clientes.
Peixe Urbano incentiva startups no Rio
O site de compras coletivas Peixe Urbano patrocina pela segunda vez o Startup Farm, o programa brasileiro de longa duração para criação e aceleração de startups digitais.
Na nova edição, sediada no Rio de Janeiro, cinco projetos serão aceitos.
ClickOn vende Kindle por R$ 399
O ClickOn está vendendo o Kindle por R$ 399, um desconto de 60% sobre o valor oferecido no varejo brasileiro, que é de R$ 999.