Tamanho da fonte: -A+A

O Clube Urbano Groupon recorreu a mais um recurso para declarar sua liderança no Brasil: o site de estatísticas da internet Alexa.

Segundo nota enviada pela empresa nesta segunda-feira, 22, a ferramenta está em primeiro lugar no ranking brasileiro dos sites de compras coletivas, em comparação com seus principais concorrentes.

Além disso, o serviço informa que o Clube Urbano é o 45º site mais acessado no país.

Braço brasileiro do primeiro site de compras coletivas do mundo – o norte-americano Groupon –, o Clube Urbano informa que está próximo dos 3 milhões de cadastrados e mais de 500 mil vouchers comercializados desde junho deste ano.

Até o momento, a economia gera pelo site de ofertas beira os R$ 30 milhões no Brasil.

O Groupon está presente em 26 cidades, sendo que São Paulo, em menos de seis meses, tornouxe o terceiro mercado no mundo para o site, atrás apenas de Paris e Londrs. A empresa planeja chegar a 40 municípios estratégicos até o fim do ano.

Disputa acirrada
Estar na ponta dos sites de compra coletiva no Brasil tem sido uma preocupação dos sites desse gênero. No início do mês o ClickOn, concorrente do Clube Urbano, anunciava a marca de 2 milhões de usuários e reivindicava a liderança.

Antes disso, o GroupOn se valia de um levantamento da Serasa Experian, divulgado em outubro,  para se declarar líder por fatia de audiência.

Praticamente na mesma época, o Peixe Urbano – primeiro site de compras coletivas no Brasil – divulgou dados do Ibope indicando que 60% dos internautas que acessaram portais com ofertas haviam passado pelo Peixe Urbano, o que lhe daria a liderança.

A briga se justifica. A audiência dos sites do gênero triplicou em três meses, conforme o Ibope. Além disso, o setor deverá movimentar mais de R$ 300 milhões por ano no mercado brasileiro, diz o Groupon.

Enquanto isso, novos sites de compras coletivas surgem mensalmente. Segundo Helisson Lemos, diretor do Mercado Livre, em entrevista concedida ao Baguete Diário em outubro, há mais de 20 páginas assim no país.