http://www.flickr.com/photos/cloudzilla/50257242/sizes/l/

Tamanho da fonte: -A+A

O movimento de usuários do Twitter pedindo um boicote contra a TV Globo em apoio a Dunga durante a partida Brasil x Portugal, nesta sexta-feira, 25, não afetou em nada o desempenho do canal, que inclusive aumentou a audiência frente à partida anterior.

De acordo com dados preliminares do Ibope para São Paulo divulgados pelo blog do jornalista Daniel Castro, a Globo registrou 43,6 pontos durante jogo.

É uma cifra superior ao resultado da partida contra a Costa do Marfim no domingo, 20, quando a audiência teve média de 40,7 pontos e um pouco abaixo dos 45,2 pontos da estréia contra a Coréia do Norte.

Defensores da mobilzação ressaltaram que a Band, em tese a principal beneficiária da campanha ao ser o único canal não ligado à Globo a transmitir a partida, teve um aumento na audiência. De acordo com o Ibope, ela ficou em 12,7 pontos, contra 10 do domingo e 10,1 da estréia. Cada ponto representa 60 mil televisores sintonizados.
 
Lançado na esteira do sucesso Cala Boca Galvão, que dominou os trending topics mundiais do Twitter durante semanas, e do já menos bem sucedido Cala Boca Tadeu Schmidt, que permaneceu no topo por alguns dias, o #diasemglobo não obteve a repercussão dos predecessores.

O tema entrou e saiu da parte baixa da tabela do TTs brasileiro nos últimos três dias, sem atingir o topo. Ironicamente, a atriz global Fernanda Paes Leme e a apresentadora Ana Maria Braga estão entre os assuntos mais comentados.

O perfil @diasemglobo, que centraliza tweets sobre o tema, acumulou 6,3 mil seguidores. O autor do perfil, não identificado, criticou o sistema de medição de audiência do Ibope: “Seria bem legal se o Ibope conseguisse medir #pessoas ao invés de peoplemeters. Olha aí que oportunidade para #inovação  #diasemglobo”, afirmou.

Também sobraram críticas para a imprensa brasileira, que teria “medo e rabo preso” e um esboço de teoria da conspiração, ao mencionar o perfil no Twitter do apresentador Luciano Huck, seguido por 1,9 milhão de pessoas e cheio de referências ao jogo durante a manhã.

Ao longo da semana a reportagem do Baguete entrou em contato com o perfil @diasemglobo por meio do @baguete, buscando saber quais eram os organizadores do movimento, mas não obteve resposta até o fechamento dessa matéria.