Tamanho da fonte: -A+A

O volume de streaming de vídeo para celulares aumentou 93% em seis meses no mundo, utilizando 39% do total da largura de banda presente nos dispositivos móveis.

Informações do site IDG Now apontam que, de modo geral, o consumo de banda móvel cresceu 77% nos seis últimos meses.  

Assim, o YouTube permanece como o destino mais popular para vídeo móvel, respondendo por 22% do uso da banda larga no celular e por 52% do total de streaming de vídeo.

O estudo Mobile Trends Report, que analisou o consumo de vídeo, foi realizado pela empresa americana Allot Communications e informou também que aplicações como Voz sobre IP (VoIP) e mensagens instantâneas cresceram mais, cerca de 101% no mesmo período, porém não exigiram tanta largura de banda como o streaming.

Além disso, o Skype lidera em aplicações VoIP, com 82% do tráfego. No entanto, sua fatia de mercado tem sido reduzida por serviços estreantes, como o Viber.

Segundo informa o IDG Now, a pesquisa da Allot baseou-se em dados coletados entre 01 de janeiro e 30 de junho de 2011, em operadoras móveis de todo o mundo, que, se somadas, atendem a 250 milhões de assinantes.