Tamanho da fonte: -A+A

Um novo recurso que começará a ser testado em breve no Facebook é visto como os passos iniciais do site de relacionamento no segmento de compras coletivas.

A novidade, chamada de Buy with Friends (compre com os amigos), encoraja os usuários a compartilhar ofertas especiais de empresas de e-commerce com seus contatos na rede social para obter grandes descontos.

O recurso foi anunciado por um representante de marketing do Facebook, em uma palestra na conferência Inside Social Apps, nessa semana.

De acordo com a Forbes, a chefe de marketing de produto para comércio Deb Liu disse que o novo recurso permitirá aos usuários destravar ofertas e compartilhá-las com seus amigos do Facebook.

Os usuários também poderão compartilhar as compras com os amigos.

Embora não seja exatamente como o modelo do Groupon – pioneiro da compra coletiva no mundo –, a iniciativa do Facebook não deixa de ser enquadrada como “compras sociais”.

Assim como no recurso do FB, as compras no Groupon e sites do gênero são destravadas após um número mínimo de usuários adquirirem a oferta com desconto.

Segundo Liu mais de 50% dos usuários decidiram compartilhar uma compra na fase de testes.

As compras coletivas têm atraído também outro nome forte da internet, o Google, que já está entrando em contato com pequenos empreendedores nos Estados Unidos para participar na plataforma Offers, que atua um modelo bastante similar ao do Groupon, de acordo com slides de uma apresentação interna da empresa, divulgada na semana passada.