O pioneiro das compras coletivas no Brasil, Peixe Urbano, celebrou um ano nessa quinta-feira, 30, ao estilo “a festa é nossa mas é você quem ganha”.
Foram cerca de 100 ofertas por R$ 0,01, disponibilizadas à meia-noite, resultando em uma hora e meia de indisponibilidade em algumas das 55 cidades em que atua. Os problemas já foram resolvidos e as compras estão aceleradas, segundo Letícia Leite, diretora de comunicação do site.
No horário de publicação dessa matéria, a página estava indisponível.
A ferramenta tem processado 100 compras a cada dois minutos nessa quinta-feira.
“Tem sido um sucesso entre os nossos usuários”, diz Letícia. Atualmente, o Peixe conta com 8 milhões de cadastrados que economizaram, segundo cálculos do site, R$ 270 milhões em ofertas.
Entre as ofertas está um Whopper Jr. do Burger King, três meses de DVDs em casa da Blockbuster Online, um Chopp Devassa Loura, qualquer Temaki do Koni Store, um Milk-Shake do Bob’s, um Frozen Yogurt com três toppings da Yoggi, e um Motorola Motokey em plano da Vivo.
Primeiro a chegar no mercado de compras coletivas brasileiro, que deve movimentar nesse ano R$ 1 bilhão em vendas, segundo o Peixe. O site passou de cinco funcionários, há um ano, para 450 hoje.
Em usuários, a estimativa de chegar a 300 mil foi ultrapassada em 26 vezes.
Além disso, o site expandiu recentemente para a Argentina, onde adquiriu players locais para “chegar com força” no mercado vizinho, onde já atuam também outros representantes brasileiros, como o ClickOn, Groupalia e o agregador Save.me.
Segundo o site Bolsa de Ofertas, existem mais de mil sites de compras coletivas no Brasil.
Os maiores players, em audiência, de acordo com o ranking do site, são Groupon, Peixe Urbano e ClickOn. Os dados se baseiam nos números da ferramenta de medição de audiência Alexa.
Abaixo, confira o vídeo com números do Peixe Urbano após um ano de existência.
Peixe Urbano: um ano, R$ 0,01, 1h fora
O pioneiro das compras coletivas no Brasil, Peixe Urbano, celebrou um ano nessa quinta-feira, 30, ao estilo “a festa é nossa mas é você quem ganha”.
Foram cerca de 100 ofertas por R$ 0,01, disponibilizadas à meia-noite, resultando em uma hora e meia de indisponibilidade em algumas das 55 cidades em que atua. Os problemas já foram resolvidos e as compras estão aceleradas, segundo Letícia Leite, diretora de comunicação do site.
Veja também
Compras coletivas para bebida
Segue o processo de especialização dos sites de compras coletivas no Brasil, onde já passam de mil os lançamentos do gênero.
Uma das últimas novidades é o Trago Barato, focado só em ofertas de bebidas.
Criada pelos gaúchos Marcus Bagorro e Thiago, que já possuem o Pilhou?, focado na divulgação de festas universitárias, o Trago Barato já ofereceu garrafas da tequila José Cuervo com 40% de desconto.
Oferta Única: R$ 5 mi para crescer
O site de compras coletivas Oferta Única quer dobrar de tamanho em 2011, e o fermento serão R$ 5 milhões de investimentos iniciais programados para o início do ano.
As metas são expandir a base de colaboradores, de 120 para 340, e triplicar o número de localidades – de 30, para ao menos 90.
Facebook testa serviço similar ao Groupon
A rede social Facebook planeja testar um serviço inspirado nos sites de compras coletivas.
Segundo a agência Bloomberg, a iniciativa é um esforço para gerar lucro com a participação dos seus mais de 500 milhões de usuários no crescente mercado de descontos online.
Saveme também entra na Argentina
Depois da explosão brasileira do segmento, as compras coletivas estão buscando novos mercados.
Além de ClickOn e Peixe Urbano, que já abriram escritórios na Argentina, o agregador de ofertas do gênero Saveme está em Buenos Aires, desde o dia 21 de fevereiro. Os planos são chegar a México, Chile e Colômbia até junho.
Groupalia tem aporte público de US$ 1,4 mi
O site de compras coletivas Groupalia recebeu € 1 milhão (US$ 1,4 milhão) em financiamento público para investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D).
O empréstimo foi concedido pela Empresa Nacional de Inovação (Empresa Nacional de Innovación – Enisa), organização pública vinculada ao Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo da Espanha, por meio da Unidade de Política Geral das pequenas e médias empresas do país.
Peixe Urbano se lança na maré argentina
Um ano depois de seu nascimento no Brasil, o site de compras coletivas Peixe Urbano se lança na no mercado argentino.
Sob o nome de Pez Urbano, o site vai replicar o modelo de negócios que lhe rendeu 7 milhões de cadastrados e anúncios de estabelecimentos de 50 cidades em 12 meses apostando num ponto em comum com os brasileiros: gosto por sites de relacionamento.
Claro junta-se ao Groupon em portal
Claro e Groupon Brasil devem lançar em dois meses um portal de compras coletivas que poderá ser acessado por celular, computadores portáteis e tablets.
Groupalia fatura € 5 mi em fevereiro
O site de compras coletivas Groupalia registrou em fevereiro um faturamento recorde de € 5 milhões, com aumento de vendas de € 3,8 milhões em relação a janeiro, o que representa expansão de mais de 30% em um mês.
“Isso se traduz em um volume de negócios anual de € 60 milhões”, informa Joaquín Engel, CEO da Groupalia.
Em fevereiro, o número de usuários do site também superou cresceu, chegando a 5,5 milhões de cadastrados.