http://www.flickr.com/photos/itsallaboutmich/1888392899/

Tamanho da fonte: -A+A

Twitter, Facebook, Orkut… As redes sociais se tornaram a nova aposta de comunicação dos motéis. Um dos que investe nessa presença é o curitibano Acqua, que em um ano de Twitter, por exemplo, soma 1393 seguidores.

O motel paranaense entrega sua presença online à agência Priory, que cuida de toda a parte de marketing. E segundo Ana Lúcia Domingues, gerente do Acqua, os resultados são visíveis.
 
“Nosso Twitter @acquamoteis se caracteriza por ter informação, e não apenas promoções. Esta presença trabalha o fortalecimento da marca: hoje, o motel é um dos mais conhecidos de Curitiba”, afirma a gerente.

Segundo ela, os seguidores são na maioria homens na faixa etária de 25 a 40 anos. Já no Vip’s Motel, do Rio de Janeiro, que mantém presença no Twitter (@vips_suites) desde março, o número de homens e mulheres se equilibra na rede, com maior apelo entre o público de 20 a 30 anos, solteiro. Aberto em março, o perfil soma 600 seguidores.

“O Twitter proporciona um relacionamento mais próximo, mais intenso, pela frequência das mensagens e pela velocidade com que se propaga.  A maioria veio de duas promoções e permaneceu porque também publicamos conteúdo com frequência”, explica Márcia Soares, da agência Traço Certo, responsável pela comunicação online do motel.

Ela explica que, apesar das promoções como o sorteio de suítes via Twitter serem grandes atrativos para seguidores, é preciso muito jogo de cintura para conquistar adeptos nas redes, já que muitas pessoas tem constrangimento em seguir Twitters com conteúdo relacionado a sexo.

“Por causa desse cenário decidimos ter um personagem, o Vip. Assim, o usuário se relaciona com uma pessoa e não com um motel”, explica Márcia.

A linguagem também é fundamental: conforme a profissional, o bom humor tem de ser o mote para amenizar a comunicação. Veja-se pelo conceito adotado pelo Vip’s nas versões online: “Aqui o entra e sai começa na Internet”.

O motel carioca também mantém perfil no Facebook e no Orkut. No primeiro, uma ação que permite aos usuários montarem um paper toy do Vip’s triplicou o número de usuários, que hoje passa dos 300.

Já o Orkut é mais utilizado para tirar dúvidas sobre serviços e preços, destaca Márcia.

Outro que aposta nas redes sociais é o Village Motel, de Ribeirão Preto. Em três meses de presença no Twitter (@villagemotel) e Facebook, o estabelecimento já comemora resultados positivos: só no primeiro, o número de seguidores cresceu 220% entre abril e julho deste ano.

“Mantendo o ritmo de crescimento, estimamos que em 90 dias o Village já terá alcançado quatro vezes mais seguidores”, ressalta o proprietário do motel, Rafael Pacca.

No Facebook, onde se lançou em maio, a empresa conquistou 202 amigos só no primeiro mês. Em julho, o número havia saltado para 350.

“O sucesso no uso das redes sociais como estratégia de marketing está na elaboração do conteúdo, que não se limita apenas à área promocional. Apostamos em conteúdo informativo, postando a agenda cultural da cidade, dicas gastronômicas e também de saúde sexual, por exemplo”, afirma Pacca.

Uma rede ajuda a outra
No caso do Village, quem cuida da presença na Internet é a agência Abelha Rainha. Conforme Matheus Arcaro, responsável pela conta, a presença nas redes fomentou também o próprio site do motel.

“Após o ingresso no mundo das redes virtuais, as campanhas publicitárias ganharam mais fôlego. Prova disso é o número de internautas direcionados pelas redes que acessaram o site do motel em épocas de promoção, ou para se cadastrarem como clientes”, comemora Arcaro. “Quando lançamos o Cartão Fidelidade Village, por exemplo, tivemos 511 acessos em um mês, muito mais do que a média do período anterior ao Twitter e ao Facebook”, finaliza.