A mineira CeelBio, produtora de biomateriais para o mercado odontológico, venceu o Desafio Brasil 2011, competição realizada pela Intel Brasil e GVcepe (centro de private equity e venture capital da Fundação Getulio Vargas).

A campeã ganhou R$ 5 mil em dinheiro, assessoria jurídica por um ano, consultorias e vaga no Desafio Intel América Latina.

Em segundo lugar ficou o site Eu Decido, que oferece “pechincha” online para os usuários, e, em terceiro, o classificados online AchaLá, seguido pelo serviço de vídeo VideoVivo.

Ao todo, 23 projetos disputaram o prêmio, que, como critério de avaliação, levou em conta a viabilidade dos negócios das startups, grau de inovação e aplicação de tecnologia, além da musculatura de cada uma para recebimento de aportes de investimento.

Os vencedores foram para a fase latino-americana e os que passarem dela irão à etapa global do desafio, que ocorre em novembro na Universidade de Berkeley, na Califórnia.

Seis do Sul
Nesta edição do Desafio Brasil, seis empresas representaram o Sul entre as finalistas.

A lista inclui as gaúchas i9Access Tecnologia, incubada no CEI Ufrgs, que trabalha com soluções de telemedicina; e a Just Play Entretenimento, que desenvolve produtos de entretenimento digital baseados na web.

De Santa Catarina, a representante foi a Certimarca, que atua em proteção de marcas no ambiente móvel.

As demais componentes da região são as paranaenses Doc-Be Gourmet, e-commerce para alimentos especiais; Doiim, especializada em apps para celular e incubada na Aintec da UEL, e MovSmart, focada em displays para academias.