Se quiser estimular a pesquisa e o desenvolvimento, o Brasil precisa investir em mais em tecnologias da informação e comunicação (TICs).
A conclusão é do boletim Radar do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referente ao bimestre setembro-outubro.
Segundo o Instituto, essas tecnologias contribuem de forma significativa para os ganhos de produtividade em todos os setores da economia e têm importância estratégica para o desenvolvimento do país.
A TIC, diz o documento, é responsável por uma parcela importante dos esforços privados em P&D, a exemplo do que ocorre nos EUA, onde as empresas dos setores respondem por 35% do total de P&D realizadas no setor privado.
Conforme o IDG Now, o Ipea ressalta que, diante do crescente debate público sobre telecomunicações no Brasil, é importante produzir estudos e análises que possam contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas para o setor.
Deve-se, para isso, "buscar convergência tecnológica com as tendências do mercado global".
O ideal, de acordo com o estudo do Ipea, é saber para onde caminha a fronteira tecnológica do setor para o país alinhar as diferentes políticas públicas na mesma direção.
TICs são fundamentais para P&D, diz Ipea
Se quiser estimular a pesquisa e o desenvolvimento, o Brasil precisa investir em mais em tecnologias da informação e comunicação (TICs).
A conclusão é do boletim Radar do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referente ao bimestre setembro-outubro.
Segundo o Instituto, essas tecnologias contribuem de forma significativa para os ganhos de produtividade em todos os setores da economia e têm importância estratégica para o desenvolvimento do país.
Veja também
SAP: P&D com empresas brasileiras
A SAP ampliará as suas atividades de pesquisa e desenvolvimento no Brasil na quinta-feira, 27, com a inauguração do Co-Innovation Lab São Paulo.
Resultado de um investimento de 1 milhão de euros, o local é o quinto do gênero no mundo e abrigará atividades de pesquisa da multinacional em parceria com empresas brasileiras.
Os dois primeiros parceiros do centro são a baiana LexConsult, com a qual a SAP fará pesquisa na área fiscal e a mineira Sigga, no campo de mobilidade.
SBPC: 2% do PIB em P&D até 2020
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) quer quase dobrar o gasto em pesquisa e desenvolvimento da economia brasileira, atualmente em 1,09% do PIB nacional, para 2% em 2020.
A meta supõe um crescimento anual do investimento na ordem de 10,4%, supondo que o crescimento do PIB fique estável em 5% anuais. Na projeção da entidade, o gasto privado em P&D deve ser majoritário, ficando entre 1,1 e 1,2 ponto percentual.
P&D da TCS visita ITA e USP
O vice-presidente de P&D da TCS, K. Padmanabhan, e o responsável por fomentar a inovação nas diferentes áreas corporativas, Shashi Bhushan, estão pela primeira vez Brasil com visitas marcadas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica e à Escola Politécnica da USP.
GE terá centro de P&D no Brasil
O presidente e CEO global da GE, Jeff Immelt, confirmou, em um encontro com o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e representantes da Apex Brasil, que escolheu o país como localidade para a instalação de um novo centro de pesquisa global da empresa.A unidade, que deverá gerar 300 empregos diretos, será a primeira da companhia na América Latina. A GE mantém, atualmente, quatro outros Global Research Centes nos Estados Unidos, Alemanha, Índia e China.
P&D no Brasil? As multinacionais acreditam!
A posição do Brasil no ranking mundial de inovação é um dos tópicos abordados pelo sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, Valter Pieracciani, em artigo publicado no Baguete nesta sexta-feira, 26.Pieracciani analisa o fato de que, enquanto muitos empresários e pesquisadores avaliam que o Brasil anda mal em inovação, alguns profissionais percebem que a avaliação pode ser bem diferente.
Gaúcho comanda P&D da HP no país
A HP Brasil acaba de anunciar Cirano Silveira como seu novo diretor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no país.Na empresa desde 1988, o executivo era responsável anteriormente pela gerência do Laboratório de Enterprise Computing do Centro de P&D da HP, localizado no Tecnopuc, em Porto Alegre.
Café discute TICs em Caxias
A Visão Tecnologia, empresa de Caxias provedora de serviços de internet, promoverá na terça-feira, 17, um café-da-manhã para empresas privadas e públicas da região nordeste do estado.O evento acontece das 8h às 12h na Câmara de Indústria e Comércio de Caxias (Ítalo Victor Bersani, 1134. Jardim America), em Caxias.
SAS lidera mercado de Business Analytics, diz IDC
Um estudo do IDC acaba de apontar o SAS como líder de mercado em Business Analytics. A companhia possui 15,1% de participação no setor no Brasil. Ainda conforme o levantamento, a organização também lidera outras subcategorias, como BI (16,6%) e CRM Analítico (39,6%).A pesquisa, intitulada "Brazil Semiannual Business Analytics Software Tracker, 2005-2006", mede a atuação das companhias nas áreas de BI, CRM Analítico, Supply Chain Analítico e Business Performance Management (BPM). "Estamos honrados com o resultado.