Tamanho da fonte: -A+A

Se quiser estimular a pesquisa e o desenvolvimento, o Brasil precisa investir em mais em tecnologias da informação e comunicação (TICs).

A conclusão é do boletim Radar do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), referente ao bimestre setembro-outubro.

Segundo o Instituto, essas tecnologias contribuem de forma significativa para os ganhos de produtividade em todos os setores da economia e têm importância estratégica para o desenvolvimento do país.

A TIC, diz o documento, é responsável por uma parcela importante dos esforços privados em P&D, a exemplo do que ocorre nos EUA, onde as empresas dos setores respondem por 35% do total de P&D realizadas no setor privado.

Conforme o IDG Now, o Ipea ressalta que, diante do crescente debate público sobre telecomunicações no Brasil, é importante produzir estudos e análises que possam contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas para o setor.

Deve-se, para isso, "buscar convergência tecnológica com as tendências do mercado global".

O ideal, de acordo com o estudo do Ipea, é saber para onde caminha a fronteira tecnológica do setor para o país alinhar as diferentes políticas públicas na mesma direção.