Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

Deborah Pilla Villela (PP-RS) foi empossada pelo prefeito José Fortunati (PDT-RS) como a nova diretora do Inovapoa, agência de promoção da inovação da capital gaúcha.

A nova diretora já servia no órgão há três anos como coordenadora adjunta.

Newton Braga Rosa, que estava no comando do Inovapoa desde a criação, em 2009, sai junto com outros 10 secretários para poder se candidatar-se a vereador nas eleições municipais deste ano.

“Foi possível definir nomes qualificados, que darão continuidade aos projetos de modernização da cidade e dos serviços públicos”, comenta o prefeito Fortunati.

Deborah parece preencher a definição de Fortunati.

Formada em Análise de Sistemas pela PUC-RS com pós em finanças pela mesma universidade e MBA em gestão empresarial pela FGV, a profissional foi sócia da Realcon / Hidroconex por quase 10 anos, até assumir em 2009 a administração da Bienal do Mercosul e depois entrar na Inovapoa.

O trabalho à frente da Inovapoa foi premiado pelo Conselho Regional de Administração em 2011 como o melhor no setor público.

A nova diretora da Inovapoa, que terá pela frente um período de oito meses no cargo, tem também pedigree político: é filha de Guilherme Socias Villela, prefeito de Porto Alegre entre 1975 e 1983.

Futuro político de Newton
As próximas eleições serão as terceiras nas quais Newton Braga Rosa se candidata a vereador.

Nas últimas, passou dos 4 mil votos quase o dobro do obtido na primeira.

O resultado deu capital político para o empreendedor e professor da UFRGS para ser cotado para a presidência da Procergs no final do governo Yeda Crusius (PSDB-RS) e acabou colocando Newton à frente da recém criada Inovapoa.

Na Inovapoa, a principal realização de Newton foi a criação do Unipoa, um programa através do qual universidades particulares podem converter a concessão de bolsas de estudos em descontos no ISSQN.