Tamanho da fonte: -A+A

A visita do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ao Uruguai, que iniciou no domingo, 06, e vai até a terça, 08, tem TI na agenda.

Em pauta, o Plano Ceibal (Conectividade Educativa de Informática Básica para o Aprendizado Online), pelo qual o governo uruguaio entregou um computador portátil a cada aluno das escolas públicas do país.

O Uruguai foi pioneiro no mundo dentro da iniciativa OLPC (One Laptop per Child), fundada por Nicholas Negroponte; da qual faz parte o Plano Ceibal.

O país concluiu ainda em 2009 a primeira fase do projeto, com investimento aproximado de US$ 260 por aluno aplicado à distribuição e implantação das máquinas, manunteção, treinamento de profissionais e acesso à internet para as escolas.

Entretanto, o projeto já vinha sendo implantado no país há dois anos, respondendo por 5% da verba anual do orçamento uruguaio para a área educacional.

Além de debater este projeto, na visita atual Genro também vai tratar das "relações política e econômicas" com o país vizinho, segundo divulgado pela assessoria do Palácio Piratini.

Para isso, o governante gaúcho se reúne nesta segunda, 07, com o presidente do Uruguai, José Mujica; o vice-presidente, Danilo Astori; e o vice-ministro de Assuntos Exteriores, Roberto Conde, entre outros.