Tamanho da fonte: -A+A

Ao comparar o primeiro trimestre de 2010 com o mesmo período de 2009, o Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações mostrou uma queda de 50,2% nas recuperações judiciais requeridas e de 4,2% nas falências solicitadas.

A queda, segundo a análise, foi mais acentuada entre as micro, pequenas e médias empresas. Já entre as grandes empresas, registrou-se aumento de 6,9% no número de falências requeridas, especialmente entre as exportadoras.

As dificuldades das empresas exportadoras também aparecem na comparação entre as falências decretadas durante os três primeiros meses de 2010 e de 2009. As médias empresas são as únicas que apresentam evolução, dados os entraves para exportar e também em obter crédito, uma vez que os recursos para pessoas jurídicas ainda não retornaram aos patamares pré-crise, avalia a Serasa.

Na composição mensal - março de 2010 comparado a fevereiro do mesmo ano - há crescimento na maior parte dos indicadores, por conta do maior número de dias úteis no terceiro mês do ano (23), contra 18 em fevereiro.

Assim, em março foi registrado o menor volume de falências requeridas e decretadas para o terceiro mês do ano desde a promulgação da Nova Lei de Falências, em 2005. Segundo a análise, isso “confirma que a economia está a todo vapor, com as empresas na mesma direção”.

Os números completos de falências e recuperações judiciais requeridas entre março de 2010 e março de 2009 podem ser conferidos na tabela anexa a esta matéria.

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, especializado em serviços de informação e ferramentas de análise para clientes de mais de 65 países.

A empresa atua no gerenciamento de risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e automatização de processos de tomada de decisão.

A receita total do grupo para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A companhia emprega cerca de 15 mil pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, Irlanda, além de sedes operacionais em Nottingham, na Califórnia e em São Paulo.