Tamanho da fonte: -A+A

Foram revelados na noite desta sexta-feira, 04, os vencedores do Prêmio Sucesu-RS 2009, em um evento realizado no Jockey Clube de Porto Alegre.

Na categoria CIO, um empate técnico deu a premiação a Alexandre Blauth, diretor de TI e Telecom do Grupo RBS; e Magda Targa, supertintendente de TI da Unimed Porto Alegre.

Já Jorge Luís Nicolas Audy, pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da PUC-RS, foi eleito a Personalidade do ano na premiação.

Em outra categoria, Grupo de Usuários, venceu o GU-GRC (Governança, Risco e Compliance), coordenado por Vladimir Bidniuk.

Na classe Hardware de Sucesu-RS, por sua vez, a contemplada foi a Dell, enquanto em Software a vencedora foi a SAP e, em Serviços, a Stefanini IT Solutions.

A cerimônia de sexta-feira, 04, também marcou a entrega do Prêmio GU de Sucesu-RS 2009.

Na categoria principal, o GU de Sucesu-RS 2009 vencedor foi o GUMA – Grupo de Usuários de Métodos Ágeis, coordenado por Daniel Wildt.

Além disso, Igor Montezano, que coordena as atividades do RSJUG – Java Users Group do Rio Grande do Sul, levou o prêmio de Coordenador de GU de Sucesu-RS 2009.

Wildt e Montezano também receberam, cada um, uma Menção Cultural de Sucesu-RS 2009.

Para esta categoria, foram consideradas publicações dos indicados sobre o tema “grupos de usuários”, participação atuante em listas de discussão de GUs, representação da Sucesu-RS em eventos de GUs e divulgação de ofertas de novas tecnologias, soluções, processos e normas relevantes para participantes de GUs, entre outros critérios.

O presidente da Sucesu-RS, Eduardo Arruda, destacou o prêmio deste ano como mais uma conquista da entidade, que soma 41 anos de fundação.

"Representamos associados das áreas de TIC de organizações de todo o estado, e esse escopo abrange uma rede de relacionamentos que se estende a mais de 12 mil profissionais", comentou Arruda. "Nossa missão é representar, qualificar e congregar as áreas de TI e Comunicação das empresas, fazendo com que se tornem um diferencial para o negócio", completou.

Conforme dados divulgados por Arruda, ao longo de 2008 e 2009 a entidade realizou dez eventos e apoiou outros 27.

Ao longo da gestão, a entidade também realizou nove reuniões com presença mínima de 50% dos membros da diretoria, além de obter índice de 129% (quando a meta original era de 90%) na receita bruta advinda de fontes externas quando da realização de eventos promovidos por terceiros e apenas apoiados pela Sucesu-RS.

Além disso, também foram estabelecidos indicadores e metas para cada uma das nove diretorias da Sucesu-RS. Destas, quatro cumpriram 75% ou mais de suas metas, duas ficaram entre 50% e 75% e duas não atingiram 50%.

Conheça os premiados

CIOs de Sucesu-RS 2009

Formado em Processamento de Dados pela UFRGS e em Direção Estratégica de TI pela FGV, Alexandre Blauth acumula no currículo passagens por empresas como Banco Ioschpe, Azaléia e Lojas Colombo.

Na RBS, é responsável pela direção de TI e Telecom das 63 empresas componentes do grupo, o que acumula mais de 160 sistemas e 471 servidores, tudo gerido com base em um modelo de governança estruturado por comitês e baseado em ITIL, Cobit, MPS.br e auditorias de gerenciamento de risco da Deloitte e PriceWaterhouseCoopers.

Magda Targa é graduada em Administração de Empresas com ênfase em Governança de TI e possui MBA em e-Business, além de especialização dem Sistemas de Informação e Telemática e Marketing.

A CIO, que já atuou em empresas como Oracle e Dell, tem estado à frente de grandes projetos da Unimed POA, como o lançamento do Guia Médico pelo celular e o sistema de biometria por impressão digital, projeto que envolveu investimento de cerca de R$ 500 mil e já está em uso pelos cerca de 30 mil clientes das 29 unidades próprias da Unimed POA.

Personalidade de Sucesu-RS 2009
Jorge Audy é, além de pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da PUC-RS, presidente do Fórum dos Pró-Reitores de Pesquisa e Pós Graduação das Universidades Brasileiras, professor da Faculdade de Informática da PUC-RS (Facin) e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Computação da universidade gaúcha.

Doutor e mestre em Sistemas de Informação pela UFRGS, ele é também membro do Conselho Superior da CAPES e possui dois livros publicados.

Grupo de Usuários
Coordenado por Vladimir Bidniuk, diretor de Telecomunicações da Sucesu-RS e arquiteto de soluções da Siemens Enterprise Comunications, o GU GRC foi lançado este ano com o objetivo de se tornar uma referência nacional na disseminação da cultura GRC, chamando a atenção do mercado para este tema e propondo a integração com usuários de outros GUs relacionados ao segmento.

Sucesu-RS em Hardware
A vencedora Dell é fabricante norte-americana de computadores, atualmente presente em mais de 84 países.

No Brasil, a companhia mantém escritório local desde 1999, quando instalou unidade na cidade gaúcha de Eldorado do Sul. Em 2007, expandiu sua atuação no país, com a instalação de uma planta na cidade paulista de Hortolândia.

Sucesu-RS em Software
A premiada SAP é uma multinacional alemã que oferece aplicações e serviços utilizados por empresas de todos os portes, de mais de 25 setores de negócios. A carteira de clientes reúne mais de 92 mil nomes em 120 países.

Sucesu-RS em Serviços
A Stefanini IT Solutions é, segundo dados divulgados pela Sucesu-RS, a maior empresa brasileira do setor e primeira multinacional do país nesta área.

Sob a presidência de Marco Stefanini, a organização atende a aproximadamente 600 clientes ativos, contando com sede em São Paulo e 12 unidades espalhadas pelo Brasil, sendo uma delas em São Leopoldo; além de manter presença em diversos países da América Latina. Para 2010, o plano é abrir também na Europa.