Tamanho da fonte: -A+A

Os empresários gaúchos iniciam 2011 otimistas, segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS), divulgado nesta quinta-feira, 10, pela Fiergs.

No estudo, números que estão acima de 50 pontos expressam a confiança do empresariado.

De acordo com os resultados, o indicador de expectativa contabilizou o escore 60,4, o que representa um crescimento de 2,3 pontos em relação a dezembro de 2010.

Sobre a economia brasileira, a avaliação é de que ela melhorou ligeiramente nos últimos seis meses, alcançando um valor de 52,4.

Segundo a Fiergs,  71,3% dos entrevistados não viram alteração no quadro econômico, enquanto 18,1% entenderam que ele melhorou e apenas 10,6% afirmaram que piorou.

No que se refere ao futuro, 42,7% dos empresários estão confiantes frente ao rendimento nacional. Foram registrados 63,7 pontos, o que sugere uma perspectiva positiva para os negócios neste semestre

“A partir do contexto, esperamos um acréscimo dos investimentos, das compras de matéria-prima e do emprego, com reflexos positivos sobre a atividade industrial”, destacou o presidente da Fiergs, Paulo Tigre.

O ICEI/RS de janeiro foi realizado com 126 empresas, sendo 54 pequenas, 50 médias e 22 grandes.