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As cidades de São Paulo, Nova York e São Francisco são as primeiras a aderir ao programa Meet and Seat, da companhia aérea holandesa KLM. A novidade consiste em um sistema de reservas de assentos ligados ao LinkedIn e ao Facebook. A proposta é chamada de social seating e atua a partir de uma relação entre o checking redes sociais, em voos que têm como destino Amsterdam. Para tanto, após fazer a reserva e emitir a passagem, o passageiro entra no site da companhia para gerenciar a reserva, escolhe o assento e ativa o serviço. Assim, é possível estabelecer uma relação de afinidade com os demais passageiros, baseada nas preferências, conforme os perfis nas mídias e redes. De acordo com a KLM, o serviço fica disponível para o passageiro apenas 48 horas antes da viagem. “Encontrar colegas indo para a mesma conferência no destino, tomar um café antes do voo, sentar junto ou perto e até mesmo dividir o táxi depois da viagem são algumas das vantagens do programa”, comunica a empresa. A holandesa não informou se há custos extras ao utilizar o serviço. Apesar de ousada, a companhia não é a única a oferecer o modelo de checking. A Malaysia Airlines apresenta uma proposta semelhante, a partir da qual os passageiros podem encontrar amigos em comum, via Facebook, que estejam embarcando no mesmo avião.