Acaba de ser concluído o Projeto Vistra, iniciativa conjunta da Ricohpel e Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (CFJL) para capacitar mão de obra para a TI em Horizontina-RS.

Em um ano, o projeto qualificou quatro estudantes, que receberam capacitação em uma software house modelo e, um dia após serem certificados pelo Vistra, foram contratados pela Ricohpel, que atua com soluções nos segmentos de impressão e gestão de documentos.

A empresa, que é parceira da Simpress, distribuidora Ricoh no Brasil, mantém sede em Horizontina e filiais em Canoas e Ijui, no RS; Catalão-GO, além de unidade em Indaiatuba-SP. A carteira de clientes reúne mais de 550 nomes.

Além dos quatro alunos - Airton Luciano Zavareze, Fernando Daniel Belarmino, Gustavo Freddo Breunig e Gustavo Kehrwald -, também receberam certificados seus pais, professores, coordenadores, orientadores e funcionários da Ricohpel que se envolveram no processo de qualificação. Ao todo, 32 pessoas receberam certificações.

No encerramento do projeto, eles demonstraram os softwares que criaram ao longo de 228 horas de treinamentos focados em SQL Server 2008, RAD Studio (Win32), RAD Studio .NET para web, controle e versionamento de sistemas e Scrum.

Os estudantes desenvolveram  dois módulos de um sistema web e vários softwares para auxílio às aplicações, o que resultou em mais de 55,3 mil linhas de código.

Uma nova edição do projeto, que na primeira leva contou com investimento de R$ 40 mil, não foi confirmada, mas segundo os organizadores, já está encaminhada.

Agora, a meta é verificar a possibilidade de realização da iniciativa em parceria com outras empresas.