Tamanho da fonte: -A+A

Pesquisa realizada pelo instituto Gartner indica que a cloud computing é uma das prioridades para os CIOs nesse ano.

O relatório Reimagining IT: The 2011 CIO Agenda reúne dados de pesquisa realizada entre setembro e dezembro de 2010, com executivos de TI de 2.014 corporações e autarquias de 50 países, totalizando um faturamento mundial de US$ 160 bilhões.

No ranking de prioridades tecnológicas, a cloud computing é a primeira colocada, seguida por virtualização, tecnologias móveis, gerenciamento de TI e business inteligence (BI).

Redes de voz e comunicação de dados, aplicações corporativas, tecnologias colaborativas, infraestrutura e Web 2.0 completam a lista.

Segundo o Gartner, os CIOs esperam adotar os serviços na nuvem de dados de forma mais rápida que o esperado.

Atualmente, 3% das corporações possuem a maioria da sua TI no Cloud Computing. Porém, ao longo de quatro anos, os CIOs acreditam que este número crescerá 14 vezes, chegando a 43%.

 “A realidade traz à tona a urgência e a importância de se adotar uma nova infraestrutura e operações tecnológicas”, avalia a vice-presidente do Programa Executivo do Gartner para a Amélica Latina, Ione de Almeida Coco.

Entre as maiores prioridades nos negócios, os executivos elegeram crescimento da empresa, atrair e reter novos clientes, redução de custos, criação de novos produtos e serviços (inovação), melhoria de processos de negócios, implementação e atualização de aplicativos de negócios.

Além disso, os executivos buscam melhoria das infraestrutura técnica, eficiência da empresa, operações e continuidade do negócio de risco e segurança.