A Procempa acaba de adotar um catálogo com 44 serviços da área de TI, definidos de acordo com práticas do modelo de qualidade de gerenciamento de serviços ITIL.
Procempa tem catálogo de serviços
A Procempa acaba de adotar um catálogo com 44 serviços da área de TI, definidos de acordo com práticas do modelo de qualidade de gerenciamento de serviços ITIL.
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Raymundo é novo diretor de TI do Banrisul
Joel Raymundo, presidente da Procempa entre 2003 e 2004, deve ser o novo diretor de Tecnologia da Informação do Banrisul.
PMI: certificar ou não?
Bater só com o diploma em TI na porta da frente de uma empresa até pode abri-la, mas não leva muito longe. Entrar e ficar nas salas de gerência, por exemplo, exigirá especialização na condução de projetos. E a chave dessas portas pode estar nas certificações.
“Elas são como um atestado de conhecimentos e habilidades, que garantem aos profissionais um certo nível e, teoricamente, devem refletir no salário”, diz o consultor Fabio Pitorri.
TCS: ITIL para Deutsche Bank em sete países
A Tata Consultancy Services (TCS), empresa de TI do grupo indiano Tata, firmou um contrato de cinco anos com o Deutsche Bank.
As companhias não divulgam o valor do contrato, mas afirmam que envolve “alguns milhões de dólares” e inclui o fornecimento de aplicações globais nas áreas de service desk, operações de serviços e todos os outros processos baseados na biblioteca ITIL em sete países: EUA, Reino Unido, Alemanha, Hungria, Filipinas, Cingapura e Índia.
Lomba do Silício: passo adiante na prefeitura
O projeto da Região de Potencial Tecnológico (Repot), já chamada de Lomba do Silício, foi aprovado.
Encaminhado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental no início do ano, o Repot delimita o território onde serão incentivados empreendimentos da área de tecnologia em Porto Alegre.
Agiplan: governança muito além da TI
A Agiplan Serviços Financeiros, de Porto Alegre, utilizou metodologias tradicionalmente aplicadas à governança de TI para agilizar, uniformizar e gerir suas áreas e processos de custos de serviços corporativos.
“Pode parecer curioso, mas a mesma metodologia que permite criar um catálogo de serviços de TI também nos permitiu criar um CSC – Centro de Serviços Compartilhados”, explica o diretor executivo da Agiplan, Rafael Fossati.
Abril cria departamentos com base no ITIL
A adoção do ITIL, metodologia de gestão de serviços de TI, não apenas mudou a rotina do setor de tecnologia da Editora Abril, mas deu origem a novos departamentos, nascidos a partir de processos otimizados pelo método.
O projeto de implementação do ITIL, que iniciou em 2007 e ainda está em andamento, não teve consultoria externa: tudo foi feito pela própria Abril, em uma força-tarefa da direção de TI, gestores executivos e colaboradores de todos os setores da companhia.
Floripa investirá R$ 2,9 mi em rede municipal
A prefeitura de Florianópolis vai investir R$ 2,9 milhões na implantação de uma rede de fibra ótica que conectará todos os órgãos municipais, incluindo rede de saúde e educação, ampliar a oferta de e-gov e cortar o gasto com telefonia, por expansão do uso de VoIP, para 36% do atual.
Porto Alegre: R$ 5 mi para NFS-e
Uma das últimas capitais brasileiras a adotar a nota fiscal eletrônica de serviços (NFS-e), Porto Alegre vai investir cerca de R$ 5 milhões na implantação de um sistema para a fazenda municipal.
Com previsão de go live até junho de 2012, o sistema adotado na capital gaúcha vem de Minas Gerais, através de uma transferência tecnológica com a Prodabel, empresa municipal de processamento de dados de Belo Horizonte.
Prefeitura de PoA lança app em iOS
A prefeitura de Porto Alegre lançou nessa sexta-feira, 25, um aplicativo para iPad, iPhone e iPod Touch que dá acesso a informações de obra e serviços da prefeitura.
Chamado de Porto Alegre App, a novidade permite, por exemplo, acompanhar as demandas do Orçamento Participativo (OP) e acessar notícias atualizadas do trânsito da Capital, produzidas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
GBOEX aposta na TI caseira
No GBOEX, porto-alegrense focado em previdência, planos de pecúlio, seguros pessoais e empréstimo consignado com faturamento de R$ 154 milhões em 2010, a TI é feita em casa.
O time de 43 profissionais da área – dos quais 13 são desenvolvedores - é responsável por todos os sistemas de administração da casa, em uma estratégia que reduz a menos de 3% da receita os custos com o setor.