O investimento de € 350 milhões que a montadora alemã BMW previa para construir uma fábrica em Araquati, no interior de Santa Catarina, pode ser transferido para o México, junto com a unidade e suas cinco linhas de produção, devido ao aumento dos impostos de importação de veículos.
De acordo com o portal Amanhã, o governo de Santa Catarina e a prefeitura de Araquari garantem que fizeram sua parte. A equipe estadual já tem um pacote de incentivos fiscais preparado. E a Prefeitura assumiu o compromisso de fazer o licenciamento das obras de terraplanagem da área onde a montadora cogita se instalar.
Segundo o Ministério da Fazenda, o decreto sobre o IPI está pronto. No entanto, ainda não foi oficialmente divulgado.
Em vigor, a medida poderia significar prejuízo para os alemães – mesmo montando uma fábrica no Brasil, eles pretendiam trazer a maior parte das peças do exterior. A intenção do Governo Federal é exigir que pelo menos 65% das peças sejam fabricadas no Mercosul.
Associação Brasileira de Importadores de Veículos Automotores (Abeiva) não acredita que haja condições de uma nova fábrica utilizar essa quantidade de produtos da região. Com média de nacionalização de 15% no primeiro ano, o preço dos carros produzidos no Brasil seria alto demais para competir no mercado.
Para tanto, a solução estaria no diálogo entre a direção da montadora e o Governo Federal – que já conversaram sobre o assunto.
Conforme a Amanhã, a proposta de flexibilização incluía um cronograma de investimentos que, uma vez cumprido pela montadora, a isentaria do pagamento de IPI. Entretanto, o governo não se pronunciou mais sobre o caso, sugerindo que será difícil ceder.
A BMW garante que ainda não há uma definição, mas afirma que, se ficar muito caro, não haverá motivos para se instalar no país.
BMW pode desistir de investimentos em SC
O investimento de € 350 milhões que a montadora alemã BMW previa para construir uma fábrica em Araquati, no interior de Santa Catarina, pode ser transferido para o México, junto com a unidade e suas cinco linhas de produção, devido ao aumento dos impostos de importação de veículos.
Veja também
BMW dá sinais de preferência por SC
Santa Catarina é o destino mais provável para instalação da nova unidade da BMW no Brasil.
Segundo matéria da revista Automobilwoche, a montadora alemã examinou 26 locais, incluindo São Paulo, e todos os sinais indicam que a escolha seja Santa Catarina, em função de quesitos diversos, principalmente os custos com salários.
As intenções são de abrir a nova montadora no país até 2014.
BMW: recorde de vendas com Brasil à frente
A BMW bateu recorde de vendas em 2011, com alta de 14,5%. Os resultados foram puxados pelo Brasil, onde a expansão foi de 49%, com 13.153 carros vendidos.
No ano passado, a companhia vendeu mais de 1,6 milhão de veículos em todo o mundo, tendo em novembro seu melhor mês – foram 138.978 carros só neste período, 7,7% a mais do que no mesmo mês de 2010.
SC leva a fábrica da BMW?
A BWM vai mandar representantes esta semana à Santa Catarina para detalhar a proposta da montadora alemã para instalar uma fábrica no estado.
Segundo informações do Valor Econômico, as negociações começaram em maio, com uma reunião entre o vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e o presidente da montadora no Brasil, Jörg Henning Dornbusch.
Depois da visita a Santa Catarina entram no circuito outros estados, não detalhados pelo jornal.
Carros terão placa comum no Mercosul em 2016
A partir de 2016, veículos que circularem nos países do Mercosul vão receber uma placa comum.
As especificações técnicas das placas serão as mesmas para Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A combinação de letras e números, no entanto, continuará a ser determinada por cada governo.