Ibope: 1 em cada 4 pessoas é voluntário no BR

16/12/2011 10:08

Um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos, número que corresponde a  cerca de 35 milhões de pessoas, faz ou já fez algum trabalho voluntário, é o que aponta pesquisa da Rede Brasil Voluntário, realizada pelo Ibope Inteligência.

Do total apresentado na análise, cerca de 15 milhões de pessoas exercem atividades voluntárias no momento, ante 20 milhões que não realizam voluntariado.

Tamanho da fonte: -A+A

Um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos, número que corresponde a  cerca de 35 milhões de pessoas, faz ou já fez algum trabalho voluntário, é o que aponta pesquisa da Rede Brasil Voluntário, realizada pelo Ibope Inteligência.

Do total apresentado na análise, cerca de 15 milhões de pessoas exercem atividades voluntárias no momento, ante 20 milhões que não realizam voluntariado.

O estudo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira fase destinada a conhecer as ações da população. Já a segunda fase, apenas com voluntários que atualmente realizam alguma atividade, teve como foco conhecer o perfil do voluntariado brasileiro.

Dos que atualmente realizam alguma ação, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos. Além disso, 47% são casados e 42% solteiros.

Em relação à motivação para o exercício do trabalho voluntário, 67% apontam que o fazem para ser solidário e ajudar os outros, 32% para fazer a diferença e melhorar o mundo e 32% por motivações religiosas.

A pesquisa também mostra que os voluntários são conectados. Do total, 87% têm celular, 64% têm computador, 62% usam a internet e 53% usam as redes sociais. E apenas 2% realizam o serviço voluntário à distância.

O estudo teve por objetivo analisar o atual cenário do voluntariado no Brasil, após dez anos da mobilização do Ano Internacional do Voluntário.

Veja também

Ibope: solução monitora e-commerce do BR

O Ibope Media lançou nesta quarta-feira, 30, o E-tail Report, ferramenta que mensura o comportamento dos consumidores online, e traz informações sobre os hábitos dos usuários nos principais sites de comércio eletrônico do Brasil.

A solução apresenta dados de fluxo de consumo de lojas de comércio eletrônico, incluindo o volume de itens mais visualizados nas vitrines e de forma detalhada, além de informar a quantidade de itens adicionados no carrinho e efetivamente comprados.

Para Ibope, internet no BR cresce

Estudo realizado pelo instituto de pesquisas Ibope Nielsen Online mostra que o número de pessoas com acesso à internet no Brasil cresceu 5,5% no segundo trimestre de 2011, frente ao mesmo período em 2010.

Agora, o total de cidadãos conectados é de 77,8 milhões – 40% da população.

Com relação a 2009, o aumento foi de quase quatro vezes.

Ibope revela redes sociais do brasileiro
O Ibope/NetRatings acaba de divulgar as dez redes sociais mais usadas pelos 25 milhões de internautas residenciais brasileiros.

Os dados, referentes ao mês de março, revelam que o Orkut se manteve como a rede mais acessada, por 71,2% dos internautas, seguido por Sonico (6,8%), MySpace (4,4%), Via6 (4,4%) e Facebook (3,6%).

Completam o ranking Multiply (3,1%), Twitter (2,7%), Hi5 (2,6%), Habbo (2,5%) e Ning (2,1%).
Ibope: solução monitora social media

O Ibope lança nesta quarta-feira, 12, duas soluções para monitoramento de mídias sociais.

O BuzzMetrics informa aos anunciantes sobre o conteúdo online gerado pelos consumidores e o VídeoCensus analisa anúncios e vídeos postados na web.

As funcionalidades das soluções serão debatidas nesta quarta durante o evento Internet Sem Limites que pode ser acompanhado pelo Twitter.