Um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos, número que corresponde a  cerca de 35 milhões de pessoas, faz ou já fez algum trabalho voluntário, é o que aponta pesquisa da Rede Brasil Voluntário, realizada pelo Ibope Inteligência.

Do total apresentado na análise, cerca de 15 milhões de pessoas exercem atividades voluntárias no momento, ante 20 milhões que não realizam voluntariado.

O estudo foi dividido em duas etapas, sendo a primeira fase destinada a conhecer as ações da população. Já a segunda fase, apenas com voluntários que atualmente realizam alguma atividade, teve como foco conhecer o perfil do voluntariado brasileiro.

Dos que atualmente realizam alguma ação, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos. Além disso, 47% são casados e 42% solteiros.

Em relação à motivação para o exercício do trabalho voluntário, 67% apontam que o fazem para ser solidário e ajudar os outros, 32% para fazer a diferença e melhorar o mundo e 32% por motivações religiosas.

A pesquisa também mostra que os voluntários são conectados. Do total, 87% têm celular, 64% têm computador, 62% usam a internet e 53% usam as redes sociais. E apenas 2% realizam o serviço voluntário à distância.

O estudo teve por objetivo analisar o atual cenário do voluntariado no Brasil, após dez anos da mobilização do Ano Internacional do Voluntário.