Telmo Costa assume ADVB/RS

Telmo Costa, sócio fundador e CEO do Grupo Meta, é o novo presidente da ADVB-RS.

Indicado pelo conselho deliberativo da entidade, formado por todos os ex-presidentes da ADVB-RS, a entrada de Costa na direção da entidade marca o acesso da TI em uma nova área de representação de classe.

Costa será anunciado na próxima quinta-feira, 24, durante a 29ª edição do Top de Marketing, e empossado no dia 1º de janeiro.

Apesar de ser um nome conhecido da TI, o marketing é presente na carreira do executivo.

Formado em administração com ênfase em análise de sistemas, Costa é pós-graduado em marketing, e hoje faz doutorado em psicologia aplicada à administração na Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia.

Sucedendo Daniel Santoro, proprietário da cervejaria Dado Bier, o empresário assumirá uma entidade com 253 associados das áreas de comércio, serviços e indústria.

Entre os membros da associação estão a NET, operadora que lucrou R$ 124,9 milhões no segundo trimestre, alta de 121,2% sobre o mesmo período do ano passado, e a Gerdau, cujo lucro em 2011 foi de R$ 2,2 bilhões.

A gigante do aço aderiu à entidade nesse mês, após um esforço de recrutamento de Santoro – o número de associados nas mãos dele dobrou.

“Acho que agora a entidade está pronta para crescer”, declarou Santoro em entrevista ao jornal Zero Hora do último final de semana.

Costa é o primeiro representante da TI na ADVB, entidade que desde 1966 já teve à sua frente nomes famosos do empresariado gaúcho, como Cláudio Goldsztein (2006/2009), Nelson Sirotsky (Grupo RBS, 1986/1987), Ricardo Vontobel (Vonpar, 1994/1995), e Alfredo Telechea (Ipiranga, 1990/1991).

A empresa dirigida por Costa, em sociedade com Cláudio Carrara e Wsley Lacerda, espera crescer 40% em 2011, e é uma das maiores empregadoras da TI gaúcha.

São cerca de 300 funcionários no estado – em todo o país, a cifra chega a 1,5 mil.

Tem feito parte da estratégia do Grupo Meta participar de entidades do meio empresarial gaúcho.

Em março de 2010, a empresa se tornou um dos investidores regional do capítulo Porto Alegre do o Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

A companhia é a única representante da TI entre os patrocinadores da entidade, grupo que em nível regional reúne Araújo, Ipiranga, Itaú, Mendes Junior, Stemac e TAM. Nacionalmente, apóiam a ONG promotora do Fórum da Liberdade Gerdau, Localiza e Suzano.

Fundado em 1984, o IEE foi presidido por Telmo Costa na gestão 2000/2001.