A Anac anunciou na sexta-feira, 20, que passageiros poderão utilizar o celular durante alguns voos da companhia aérea TAM. Hoje em dia, só é permitido o uso de telefones móveis enquanto o avião estiver no chão e com as portas aertas.

A TAM já entrou com o pedido há mais de um ano para a fabricante de aeronaves Airbus. A companhia pretende, primeiramente, instalar o serviço em três aviões que farão voos domésticos para testes.
 
A TAM firmou parceria com a OnAir, empresa que fornece sistemas para uso de celulares em aeronaves, se tornando a primeira linha área das Américas a disponibilizar esse serviço.

O mecanismo instalado permite que até 12 passageiros utilizem os aparelhos para ligações simultaneamente. Além dessas ligações, haverá o serviço de mensagens, que será ilimitado. Usuários de smartphones terão acesso a internet e e-mails durante os voos, sem restrições.

Conforme a própria companhia, o mecanismo é seguro, pois impede que o sinal dos telefones cause interferência nos comandos da aeronave. Os aparelhos só poderão ser ligados quando a aeronave estiver no ar, pois o sistema passa a fornecer sinal sem interferência somente quando atingir 3 mil metros de altitude.

A Anac ressalta que o uso de celular a bordo de aeronaves não preparadas ainda não está autorizado e informa que não houve o pedido de outras empresas aéreas para o uso de telefones móveis durante os voos.