As empresas investem em média R$ 505,09 em treinamento por colaborador, sendo que subiu de 19% para 46% o número de companhias que possuem políticas de desenvolvimento.

Os dados são da 35ª edição da pesquisa Perspectivas RH, apresentada pela ABRH-RS - Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Cerca de 80 empresas participaram desta edição, sendo 32% de médio e 42% de grande porte. Das participantes, 49% são da área de serviços, 41% da indústria e 10% do comércio. Ao total foram tabuladas mais de cinco mil informações salariais e pesquisados 280 cargos.

De acordo com o levantamento, o subsídio das empresas para a graduação e pós-graduação teve um aumento de 41% para 61% para os executivos, acarretando um crescimento para os demais níveis hierárquicos.

"Isso demonstra que as empresas estão preocupadas com a qualificação constante e continuada dos seus colaboradores. Os valores destinados à alimentação, por exemplo, tiveram incremento de 30% em relação à amostra da pesquisa anterior", explica Flávia Pereira, diretora de sistemas de remuneração da ABRH-RS.

Segundo Flávia, o estudo é uma fonte de informação importante, que pode nortear muitas decisões estratégicas sobre remuneração das empresas que utilizam os resultados da pesquisa.

“A importância da Perspectivas RH é servir de balizador, já que as informações podem embasar o posicionamento da empresa perante o mercado e a concorrência”, enfatiza ela.

A entidade também está lançando a segunda edição do estudo na área de gestão de pessoas: a Pesquisa Tendências RH 2010, que pretende traçar um perfil dos investimentos realizados nos recursos humanos e a expectativa dos gestores com relação aos negócios.

Para a diretora, a Tendências mostrará no que as empresas irão investir e qual seu foco de trabalho para os próximos anos. A previsão é que os resultados sejam apresentados em outubro de 2010.

Organizações interessadas nas informações da pesquisa Perspectivas podem adquirir o estudo na íntegra ou montar um painel personalizado com escolha de setor, segmento, porte ou empresas referências no mercado por suas práticas e políticas.

A aquisição pode ser feita pelo site relacionado abaixo, pelo e-mail perspecticas@abrhrs.org.br ou pelo telefone (51) 3254.8216.