O desempenho da economia de Caxias do Sul em março registrou crescimento de 16,9% em comparação com fevereiro, fazendo com que a alta acumulada alcance o índice de 16% no trimestre.
O estudo, divulgado pela CIC - Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul e pela CDL - Câmara dos Dirigentes Lojistas, nesta terça-feira, 27, aponta que na relação entre março de 2010 e março de 2009 os setores tiveram significativas taxas de crescimento, com alta superior a 30% na indústria, 8% no comércio e 5% nos serviços.
O acumulado dos últimos 12 meses ficou equilibrado, com queda de menos 0,1%, o que significa que foram recuperadas as perdas verificadas em relação aos 12 meses anteriores, sinalizando o fim do período recessivo.
Contudo, a análise no período de 12 meses mostra que o comércio e a indústria registram números negativos de menos 2,2% e menos 4,3%, respectivamente, contrastando com o crescimento dos serviços de 6,3%.
De acordo com o diretor de Economia, Estatística e Finanças da CIC, Alexander Messias, em março todos os componentes do Índice de Desempenho Industrial apresentaram crescimento em relação a fevereiro deste ano. Na comparação com março de 2009, o crescimento é ainda maior, registrando índices que variam de 18% a 69%.
O crescimento porém é atípico porque decorre da comparação com um mês afetado pela crise econômica. “Os números são muito expressivos e a expectativa é reverter todos os indicadores até maio”, pondera Messias.
A economia por setores
Em março, o comércio caxiense obteve um crescimento de 11,61% em relação a fevereiro de 2010 e de 7,91% em relação a março de 2009. Na relação com fevereiro, somente o segmento de livrarias, papelarias e bazar apresentou uma queda expressiva de 61,17%.
Segundo o diretor de Economia e Estatística da CDL, Miguel Fortes, isto se deve à sazonalidade, já que em fevereiro foi o ponto alto de faturamento do setor em função da volta às aulas.