Tamanho da fonte: -A+A

A Buhler, multinacional suíça de  tecnologia para processos de industrialização de alimentos sediada no Brasil em Joinville, acaba de anunciar Henrique Oliveira como novo diretor de Marketing para a América do Sul. 

 
Formado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp e pós-graduado em Administração de Empresas com ênfase em marketing e finanças pela FGV-SP, Oliveira é mais um exemplo da tendência de profissionais da engenharia assumirem departamentos de marketing.
 
Outros exemplos são João Batista Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat, Carlos Werner, diretor de Marketing da Samsung, Abel Reis, presidente da agência digital AgênciaClick e Sérgio Valente, presidente da agência de propaganda DM9DDB.
 
Há 14 anos, Oliveira trabalha com vendas de bens de capital. Em 2003 chegou à Buhler Brasil, primeiramente como engenheiro de vendas da Divisão Grain Milling e desde 2007 atuava como responsável pelos projetos de Manuseio de Matérias Primas para indústrias alimentícias, com participação na área de negócios com segurança alimentar. 
 
“Meu trabalho será contribuir para o crescimento da Buhler na América do Sul e para isso temos muitos planos. O principal deles é a nova fábrica no Brasil, que será inaugurada em março de 2012, que nos permitirá alcançar economias de escala, evitar impostos de importação, ampliar acesso aos programas de financiamento nacionais e reduzir prazos de entrega”, afirma Oliveira. 
 
A nova unidade da Buhler no Brasil estará sediada no Perini Business Park, condomínio empresarial em Joinville, Santa Catarina. O investimento inicial será de R$ 10 milhões.
 
Fundada em 1860, a multinacional suíça tem atualmente mais de 8 mil funcionários em 140 países diferentes. O faturamento em 2010 foi de R$ 4,2 bilhões, uma alta de 21% frente aos resultados do ano anterior.