O Banco BMG, especializado em crédito consignado, adotou o Webfeel, serviço de monitoração da Dimension Data voltada à otimização e segurança de aplicações web.

Baseada em componentes como monitoração de performance e disponibilibidade, a solução foi aplicada ao monitoramento da performance dos websites do banco, permitindo avaliar em tempo integral e real o funcionamento das plataformas do internet banking, site institucional e sistema usado para contato com os correspondentes bancários – 1.044 em todo o país.

O serviço também auxilia no monitoramento das aplicações web integrados à rede de serviços do BMG, que conta com 3.098 pontos de venda e 30 mil agentes no país, administrando 547 mil cartões de crédito ativos.
 
“Com o Webfeel, conseguimos identificar qualquer problema de acesso, desde indisponibilidade dos sistemas até lentidões. Mantendo todos os websites em funcionamento com alto desempenho, permitimos que o cliente use os canais com mais eficiência”, afirma Marco Aurélio Neiva Machado, coordenador de Sistemas do BMG,
 
O executivo ressalta também que, muitas vezes, a solução é utilizada de forma preventiva.

“Com os relatórios de desempenho e disponibilidade fornecidos pelo Webfeel em mãos, identificamos rapidamente um possível problema de maiores dimensões e investigamos antes que ele efetivamente aconteça”, ressalta Machado.

Os relatórios fornecidos pelo serviço da Dimension Data detalham, por exemplo, o passo a passo do acesso dos clientes do banco em diferentes ambientes, incluindo a ocorrência de possíveis problemas durante a navegação.

Além disso, a solução permite o acompanhamento de websites em tempo real, por meio de uma dashboard onde são exibidos os indicadores de desempenho e disponibilidade de até as últimas 24 horas.
 
“O Webfeel também vem sendo eficiente para que evitemos ataques de invasores nos sites. Se o sistema identifica qualquer sinal de que uma página foi hackeada, como a descaracterização de um texto, por exemplo, nos avisa na hora, tanto via telefone, quanto SMS”, ressalta o coordenador de Sistemas.

Para fazer estes contatos, a Dimension Data mantém um Global Service Center (GSC) que contata os responsáveis pelos sistemas do banco, em regime 24x7, caso seja encontrado um problema de severidade alta.
 
Conforme Machado, o uso feito da solução até agora compõe a primeira fase de um projeto cuja perspectiva, em breve, é ampliar a utilização do serviço para outros sites de alta disponibilidade do BMG de forma gradual.
 
A Dimension Data foi fundada em 1983 na África do Sul e atua em 49 países.

Especializada em serviços e soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infraestruturas de TI, a companhia emprega mais de 11,5 mil pessoas em seis continentes.

No Brasil, está desde 1995, com escritórios em São Paulo e Curitiba.