Blumenau: gestão municipal com GeneXus

01/11/2011 09:22

A prefeitura de Blumenau projeta expandir o uso do GeneXus, plataforma com a qual o órgão estreou, em 2009, no desenvolvimento interno de aplicativos.

Nos próximos dois anos, o sistema da uruguaia Artech será a base para criação, pelo pessoal de programação da prefeitura catarinense, de um painel com todos os indicadores da gestão municipal, que será disponibilizado no portal do órgão.

A cidade de Blumenau. Foto: Marcelo Martins (http://www.blumenau.sc.gov.br)

Tamanho da fonte: -A+A

A prefeitura de Blumenau projeta expandir o uso do GeneXus, plataforma com a qual o órgão estreou, em 2009, no desenvolvimento interno de aplicativos.

Nos próximos dois anos, o sistema da uruguaia Artech será a base para criação, pelo pessoal de programação da prefeitura catarinense, de um painel com todos os indicadores da gestão municipal, que será disponibilizado no portal do órgão.

Conforme o gerente de Sistemas de Informação da prefeitura, Júlio César Franciscatto, o GeneXus pode ser visto como um divisor de águas na administração da cidade.

“Antes do GeneXus, a administração não desenvolvia praticamente nada, usávamos pequenos aplicativos desenvolvidos geralmente em ASP”, conta ele. “Hoje, desenvolvemos nossos aplicativos, que possuem total integração com plataformas em .Net e Banco de Dados Oracle”, completa.

O gestor enfatiza, ainda, a facilidade de migração tecnológica como benefício trazido pelo GeneXus.

“É ele que mantém a integração entre os sistemas novos e o legado do município”, comenta Franciscatto.

Além disso, segundo ele a plataforma da Artech também garante agilidade no desenvolvimento, por oferecer uma interface intuitiva que permite que mesmo pessoas com baixo conhecimento em programação consigam produzir aplicativos.

Coro endossado pelo próprio presidente da Artech, Breogán Gonda, que é taxativo ao afirmar que o GeneXus pode aumentar em até duas mil vezes a capacidade de desenvolvimento de um profissional.

“O tradicional é planejar, desenhar, projetar e depois programar milhões de linhas de um sistema, tudo na mão. Nós não fazemos isso, oferecemos uma máquina de fazer sistemas”, explicou Gonda durante o Encontro GeneXus 2011, realizado em setembro, em Montevidéu.

Mais Artech...
Em Blumenau, o gabinete do Vice-Prefeito, todas as secretarias e setores como a Fundação Cultural da cidade também utilizam o GXportal, ferramenta da Artech para publicação de conteúdo online.

“Antes, o site era estático. O sistema auxilia na edição e permite que o usuário elabore a notícia e siga um fluxo até ser aprovada. Ela passa pela Secretaria Municipal de Comunicação e só então é publicada”, explica Elke Laurindo Novack, da diretoria de Sistemas e Gestão da prefeitura.

Antes da adoção do GXPortal, uma empresa terceirizada controlava este processo.

“Isso não permitia a manutenção por parte dos usuários. Agora, podemos modificar e inserir os conteúdos na hora que quisermos”, finaliza.

... e mais Blumenau
A cidade catarinense de aproximadamente 304 mil habitantes que, segundo dados da prefeitura, está entre as três regiões metropolitanas mais desenvolvidas do país, também está no foco da Artech quando o assunto é formação de mão de obra.

A empresa, que investe na qualificação de profissionais para uso de sua solução, mantém parceria com o Instituto Gene Blumenau, da FURB.

A lista de universidades e centros de formação também reúne outros nomes de Santa Catarina, como a Universidade do Vale do Itajaí, e do restante do país, como as gaúchas Unisc, Setrem, GX2 e BXT, e as paulistas Fatecs Três Rios e Praia Grande, Dash Tecnologia e Heurística.

A campinense Heutech completa a lista.

Além disso, a formação e certificação à distância incrementa os planos da Artech para crescer no Brasil, que é, ao lado do Japão, o maior mercado para a empresa uruguaia cuja atuação chega a mais de 60 países.

Veja também

Genexus: Brasil e Japão dividem liderança

O Brasil é, ao lado do Japão, o maior mercado para a uruguaia Artech, que vende a plataforma Genexus para mais de 60 países, com presença direta ou via distribuidores em 35 deles.

Interativa integra NF-e ao SAP B1 com GeneXus

A Interativa Informática, softwarehouse de São Paulo que mantém aliança com a uruguaia Artech na categoria Solution Partner GeneXus, criou o XML-Web, sistema criado sobre a plataforma GeneXus que integra soluções de NF-e ao SAP.

O software, que disponibiliza via web os arquivos XML gerados na emissão da nota eletrônica ao destinatário, surgiu do atendimento à demanda de um cliente, em meados de novembro de 2010.

Heurística: ganhos com Genexus e mobilidade

A Heurística, distribuidor exclusivo do Genexus do Rio de Janeiro para cima - Centro, Nordeste, Norte, é tudo com eles - acaba de incrementar sua carteira de soluções aplicadas à plataforma da uruguaia Artech.

Artech: cursos Genexus 2011 em RS e SC

A Artech lançou a programação dos cursos GeneXus 2011 em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

As atividades ocorrem no primeiro semestre deste ano, visando o treinamento de profissionais na ferramenta.

A Proway, que ministra treinamento de informática, disponibiliza o curso GeneXus X 40 horas, entre 7 e 18 de fevereiro, das 18h15 às 22h15, em Blumenau, Santa Catarina.

Novo GeneXus incluirá dispositivos móveis

A nova versão do GeneXus, o X Evolution 2, incluirá um gerador específico para dispositivos móveis, incluindo os sistemas operacionais Android, BlackBerry OS e iOS.
 
O primeiro build com a possibilidade de gerar as aplicações para dispositivos Android 2.x e backoffice Ruby acaba de ser anunciado para a Comunidade GeneXus.

Os participantes poderão acompanhar o processo de produção da GeneXus X Evolution 2 e participar das primeiras etapas do beta test.
 

Com GeneXus, JME gere saúde de Santa Cruz

Os órgãos de saúde pública de Santa Cruz do Sul passaram este mês a serem geridos por um novo sistema, o SIS.SAP, da porto-alegrense JME Informática, que fez a migração para a nova solução utilizando GeneXus, da uruguaia Artech, em quatro meses.

Com a nova plataforma, a meta é agilizar o atendimento aos mais de 120 mil habitantes da cidade gaúcha.

MEC: Blumenau pode ter universidade federal

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta quarta-feira, 10, que a criação, em Blumenau, de uma nova universidade federal está incluída na lista de novas ações do Plano Nacional de Expansão do Ensino Superior da presidente Dilma Rousseff.

Conforme o site Diário Catarinense, o anúncio oficial do Plano deve ocorrer terça-feira, dia 16, e deve constar o valor total do investimento.

Blumenau: R$ 800 mil para monitorar barragens

O Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) assinou contrato de cerca de R$ 800 mil com a TecVoz para a implementação de um sistema de segurança eletrônica em áreas de risco de enchente em Blumenau – no Vale do Itajaí, a 139 quilômetros de Florianópolis.

O objetivo é prevenir danos e orientar a população em caso de desastres naturais, monitorando o nível dos rios e das barragens.

T-Systems mira SAP para crescer em Blumenau

A T-Systems pretende aumentar em pelo menos dez companhias locais o número de clientes atendidos por sua unidade de Blumenau, cuja carteira soma, atualmente, em torno de 15 empresas, entre elas nomes como Mercedes-Benz, Volkswagen e Bradesco.

Para isso, o foco será reforçar a área SAP da unidade, que também presta serviços nas outras divisões de ofertas da empresa-braço do grupo alemão Deutsche Telekom.

Blumenau de olho vivo na Apple

Blumenau começa a dar os primeiros passos para se tornar um pool de tecnologia para equipamentos da Apple.

Três empresas da cidade catarinense – Hi Soluções, HonorSoft e Prime Home – encabeçam a iniciativa, com expectativa de crescer mais de 50% cada uma em 2011, com base no fornecimento de soluções para os produtos da companhia norte-americana.

T-Systems: nova gestão em Blumenau

A T-Systems do Brasil, subsidiária do Grupo Deutsche Telekom, contratou o executivo alemão Markus Blumenschein para o cargo de Head of Point of Production das operações de Blumenau.

O executivo vai comandar o Centro de Produção de Software e de Manutenção de Software mantido pela empresa na cidade catarinense, onde a equipe hoje é composta por 200 colaboradores que atuam em integração de sistemas.

Autodesk: 25 licenças para Senai - Blumenau
A Autodesk concedeu ao Senai-Blumenau 25 licenças educacionais do software Autodesk Inventor Professional por meio da fabricante de bombas Netzsch do Brasil, dentro do programa Invest in Education.

Pertencente ao grupo alemão Erich Netzsch Holding, a Netzch é a segunda empresa a participar do programa no Brasil, depois da Fundação Mario Dedini no ano passado.