A Rede Marista de Educação e Solidariedade contratou a Metadados, de Caxias do Sul, para modernizar sua gestão na área de Recursos Humanos.

Duas mantenedoras da rede, a União Sul Brasileira de Educação e Ensino (Usbee) e a Sociedade Meridional de Educação (Some), irão substituir seu antigo software de folha de pagamento, da GVdasa, por uma solução mais abrangente de gerenciamento de departamento pessoal.

Conforme o coordenador de Recursos Humanos da Rede, Roberto Crestani, a entidade trabalhava com o conceito de folha de pagamento, gastando horas com trabalhos repetitivos e com a falta de informações para a tomada de decisão.

“A nova solução contempla três segmentos essenciais da gestão de RH: administração de pessoal, gestão de pessoas e segurança do trabalho. Com isso, será possível informatizar todos os processos do RH, possibilitando acesso às informações por parte dos diretores dos colégios e coordenadores dos Centros Sociais Maristas”, destaca o coordenador.

Ainda conforme ele, a ferramenta da Metadados vai permitir transformar o departamento pessoal em uma área estratégica na gestão educacional da instituição.

“Com políticas, práticas e um software de gestão de pessoas, criaremos um RH que funcione como agente de mudanças e que vá além do simples gerenciamento do capital humano: vai apoiar iniciativas e planos de ação que contribuam para o bom andamento da rede”, declara ele.

Ao todo, o novo software será aplicado à gestão de 2,6 mil colaboradores. A implantação, que tem previsão de um ano para ser concluída, começa no mês que vem. Receberão a solução gaúcha os 20 colégios maristas do Rio Grande do Sul, além de uma unidade de Brasília.

Da implantação, participarão não somente técnicos da Metadados, mas também da organização Marista, que hoje mantém seis colaboradores na Administração Central de seu setor de TI: um gerente, um técnico de Informática, três analistas da Processor e um analista da GVdasa. Em todas as unidades, a rede conta com 21 funcionários nesta área, além de outros cinco voltados à manutenção de informática e eletrônicos.

Com esta estrutura, a idéia é manter ativos os projetos na área de tecnologia. Ainda para este ano, a instituição já estuda a aquisição de um ERP. “Estamos em processo de negociação”, garante Crestani.

A fornecedora
Fundada em 1986, a Metadados atende a mais de 800 clientes, somando cerca de três mil usuários em âmbito nacional. Na sede caxiense, são mais de 60 colaboradores, distribuídos nas áreas de consultoria, helpdesk, análise de sistemas e programação.

O cliente
Já a Rede Marista é responsável pela administração de 21 colégios, sendo três deles voltados à educação gratuita. Ao todo, a instituição reúne aproximadamente 18 mil alunos nas escolas, mas há, ainda, o setor de Assistência Social da rede, que concentra 28 centros sociais, todos localizados no Rio Grande do Sul.

Nos centros, cerca de 30 mil pessoas são atendidas gratuitamente a cada ano, nas áreas sócio-educativas, educação e assistência à saúde.