A Leroy Merlin, rede de varejo de construção presente no Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, investiu em terminais portáteis de rádio-frequência para administrar uma rede de home centers composta por 20 lojas.
Com a solução, a companhia administra auditorias diárias de preços dos cerca de 65 mil itens vendidos em cada loja, além de realizar a emissão de etiquetas de preço, entre outras atividades.
E, no projeto, quem assume a demanda de aplicações necessárias é a Sonda Procwork, com quem a Leroy mantém um contrato de terceirização de desenvolvimento desde 2009.
Para dar conta da demanda, a Sonda instalou um Núcleo de Serviços, que conta com 25 profissionais, na central administrativa da Leroy Merlin.
A equipe atua não só no desenvolvimento de soluções necessárias para este projeto, mas também para outras ações, atendendo a toda a rede de home centers da varejista.
Conforme o diretor de TI da Leroy Merlin, Anderson Cunha, a terceirização auxiliou, especialmente neste projeto de soluções de rádio-frequencia, a focar uma das principais diretrizes da empresa: manter 100% dos preços atualizados.
“Diariamente, os valores sofrem alterações devido a fatores como concorrência, estratégia comercial e mudança nas alíquotas de impostos, como a redução do IPI para material de construção”, explica ele. “Todos os dias cada gerente de setor tem de emitir etiquetas de preço dos produtos sob sua responsabilidade e fazer a troca das mesmas nas respectivas sessões”, completa.
O diretor esclarece que, com o uso dos dispositivos de rádio-frequência, o colaborador aproxima o terminal do código de barras, ou 2D, contido na etiqueta fixada nas prateleiras, e o sistema faz a comparação dos valores automaticamente.
“Caso haja alguma divergência, uma nova etiqueta é emitida”, detalha Cunha.
Além de otimizar o tempo de conferência, o processo automatizado reduz a emissão desnecessária de etiquetas, pois nem todos os produtos sofrem alterações diárias.
Isso também traz redução de custos, já que não há mais desperdício de papel.
Outro ganho é o controle sobre o estoque.