A Universidade Federal do Rio de Janeiro recebe as chancelas CUDA Research e CUDA Teaching Center da Nvidia, o que permite aos alunos e pesquisadores desenharem aplicativos usando todo o potencial do processamento de uma GPU.

O Compute Unified Device Architecture (CUDA) Teaching Center é um programa que apóia instituições de ensino e centros de pesquisa que adotam a arquitetura CUDA C/C++ como parte de seu conteúdo acadêmico.

Entre os benefícios do programa estão a doação de kits pedagógicos incluindo livros didáticos, licenças de software e GPUs Nvidia habilitadas para uso em computadores da entidade.

Já o CUDA Research Center reconhece e promove grupos de pesquisas em universidades e institutos que estejam empenhados em ampliar os conhecimentos em computação paralela.

A chancela tem duração de um ano e a renovação acontecerá mediante apresentação de uma nova proposta. Os Centros que receberem a chancela terão prioridade para lançamentos de hardware e softwares Nvidia, sessões de treinamento, preços especiais em equipamentos e atividades conjuntas.

Atualmente, cerca de 400 instituições de ensino e pesquisa no mundo já incluíram em sua grade curricular a programação paralela utilizando a linguagem CUDA. Nos primeiros seis meses de 2011, 23 novos centros foram certificados.

Entre as instituições que fazem parte do programa estão University of California, Carnegie Mellon University, MS Ramaiah Institute of Technology, Brunel University, Technion, Israel Institute of Technology, Conservatoire National des Arts et Métiers, Universidad de Málaga.