Equipe da Cemar monitora rede distribuidora com Elipse Power

Tamanho da fonte: -A+A

A Companhia Energética do Maranhão - Cemar adotou o Elipse Power, da gaúcha Elipse Software, para ampliar o controle sobre uma parte de sua rede de distribuição responsável por fornecer energia a 145 municípios - 67% da área total atendida.

O software é a mais recente tecnologia desenvolvida pela Elipse para a área energética.

Com a solução, através de três computadores instalados no Centro de Operação do Sistema (COS), localizado na sede da Cemar, em São Luís, os operadores têm acesso às telas do software, controlando um total de 35 subestações, 36 chaves e 11 religadores.   

Além disso, o Elipse Power oferece um sistema de alarmes que, havendo qualquer ocorrência, aciona um sinal sonoro e exibe a hora e local do problema em vermelho, na tela, permitido que os operadores determinem comandos para abrir e fechar chaves, disjuntores, religadores etc.

O software também supervisiona o estado dos transformadores em tempo real, controlando as correntes dos lados de alta e baixa tensão, correntes diferenciais, temperaturas do enrolamento e do óleo, alarmes e disparos das proteções de sobrecorrente e intrínsecas.

A ventilação dos equipamentos é outra função monitorada, assim como o controle dos bancos de capacitores, aparelhos responsáveis por evitar que ocorram quedas de tensão e potência na rede.

Para a Cemar, a Elipse também desenvolveu uma tela de monitoração do estado da rede de telecomunicações, desde a sede até a subestação.

Esta função possibilita supervisionar qualquer equipamento de rede em falha (switches, roteadores, conversores, entre outros).

“Dessa forma, torna-se possível diagnosticar mais rapidamente problemas e atuar de forma mais ágil na recuperação da comunicação do sistema”, afirma Diogo Luís Figueiredo Nina, líder de Automação da Cemar.     

Ele destaca que o software permite, ainda, que a área de manutenção da companhia energética possa acessar, tanto pelo celular quanto por um computador que esteja localizado fora do COS, qualquer uma das telas.

Para isto, basta o usuário logar o servidor da Cemar, conforme as diretivas de acesso da TI da empresa, e acessar as aplicações com login e senha pela internet.

“O sistema se tornou confiável. Devido a grande flexibilidade da ferramenta, conseguimos desenvolver novos módulos que, até a entrada do Elipse Power, eram tidos como inviáveis”, destaca Figueiredo Nina. Hoje, podemos criar aplicações 100% adequadas às nossas necessidades”, finaliza.

A Cemar é a empresa de distribuição de energia elétrica autorizada pela Aneel para atuar em toda área de concessão maranhense.

Responsável por atender um total de 217 municípios, o que corresponde a aproximadamente 6,5 milhões de habitantes, a companhia comercializa em torno de 348 GWh de energia por mês.

O consumo é absorvido em 46% pelos clientes residenciais, 10% industriais, 20% comerciais e 22% pelas demais classes.