A Dassault Systèmes, especializada soluções 3D e gerenciamento do ciclo de vida de produtos colocou todas as soluções do seu porfólio baseadas na plataforma V6 disponíveis da Amazon Web Services.

Assim, passam a estar acessíveis na nuvem ferramentas como o Catia, Solidworks, Simulia, Delmia, Enovia, 3dvia, Exalead e 3dswym

A Dassault Systèmes também fornecerá à sua comunidade de desenvolvedores um ambiente completo online para entregar, rentabilizar e executar experiências realistas na AWS.

“Mover o PLM para a nuvem é um passo gigante em entregar de volta ao consumidor a liberdade, poder e agilidade que ele procura”, afirma Bernard Charles, presidente e CEO da Dassault Systèmes.

A novidade é um marco para a indústria de CAD e PLM, cujos softwares exigem grande capacidade de processamento e são usados em projetos com muitas questões de segurança devido ao alto grau de propriedade intelectual.

O movimento rumo ao cloud computing da Dassault começou em 2010, com o lançamento de uma funcionalidade de gestão de documentos baseada em nuvem para o SolidWorks, software de CAD para médias organizações do gigante francês.

Executivos da Dassault tem sido enfáticos desde então em frisar que pretendem seguir oferecendo o modelo de licenciamento tradicional para quem não quiser aderir à nuvem.

A Dassault Systèmes teve uma receita de € 409,5 milhões de euros no primeiro trimestre de 2011, alta de 31% frente aos resultados obtidos no ano passado. Em 2010, o resultado foi de € 1,563 bilhão, uma alta de 20% frente a 2009.