A SAP está comprando a empresa de computação em nuvem SuccessFactors por US$ 40 por ação em dinheiro, negócio que avalia a adquirida em cerca de US$ 3,4 bilhões.
O prêmio é de 52% sobre a cotação de fechamento da ação na última sexta-feira, 02, e sobre o valor médio no último mês.
Força contra a Oracle
Para analistas, a compra é estratégica para a empresa alemã.
Ao focar em crescimento orgânico, a SAP corria risco de perder espaço para a rival Oracle, que em outubro anunciou a compra da empresa de computação em nuvem RightNow Technologies por US$ 1,5 bilhão.
Segundo o jornal Financial Times (FT), com a compra, a SAP tenta ganhar mais força na cloud computing, ramo em que demorou para se ajustar. Chamado de Business by Design, o software na nuvem da SAP, por exemplo, levou mais do que o esperado para ser desenvolvido, e teve uma adoção lenta entre os consumidores.
“A nuvem é o núcleo do crescimento da SAP no futuro e a combinação com a liderança da SuccessFactors no segmento, bem como a força da SAP, criará uma potência na nuvem”, declarou Bill McDermott, co-chief executive da SAP.
Segunda maior
A companhia tomará um empréstimo de US$ 1,34 bilhão para ajudar a financiar a aquisição, que deve ser concluída no primeiro trimestre de 2012.
Hoje, a SuccessFactors fornece software de gestão de força de tarefa hospedado em data centers remotos. A empresa tem 15 milhões de assinaturas em seu serviço, e conta com 3,5 mil empresas como clientes no mundo todo.
Acredita-se, diz o Financial Times, que a empresa é a segunda maior empresa de serviços de software baseados na nuvem, depois da Salesforce.com.
O negócio será o maior da SAP desde maio do ano passado, quando a empresa comprou a Sybase, nos Estados Unidos, por US$ 5,8 bilhões. Em 2007, a SAP já tinha comprado a Business Objects por US$ 6,8 bilhões em dinheiro.
Resultados da SAP
Em 2010, o faturamento da SAP foi de € 12,46 bilhões.
No caso do Brasil, a meta para 2011 é que a operação brasileira cresça acima da média mundial da SAP, cuja previsão é fechar com expansão entre 10% e 14% sobre 2010.
Ainda no país, a fornecedora alemã de softwares de gestão agregou 359 novos clientes no ano, somando 2.872 ativos na carteira – destes, mais de 1 mil no portfólio Business One, sua solução para o SMB.
A equipe também cresceu: foram contratados 270 novos colaboradores para a subsidiária, sendo a maioria para as áreas de suporte e consultoria, gerando um aumento de 31% no time local.
As vendas de software da companhia só para o setor de grandes empresas teve aumento anual de 93%. Já a comercialização para pequenas e médias subiu 82%.
As vendas indiretas saltaram 110% ano/ano, o que, segundo Verdi, é um impulso para o B1 e All in One, já que são os canais os únicos responsáveis pelo atendimento às PMEs no país.
Quanto à operação latino-americana, a SAP registrou crescimento de 48% na receita de software de 2009 para 2010. Levando-se em conta também os serviços relacionados, a expansão fica em 31%.
A adição de clientes na região foi de 1,8 mil no ano que passou, somando um total de 10,9 mil.
SAP compra SuccessFactors por US$ 3,4 bi
A SAP está comprando a empresa de computação em nuvem SuccessFactors por US$ 40 por ação em dinheiro, negócio que avalia a adquirida em cerca de US$ 3,4 bilhões.
O prêmio é de 52% sobre a cotação de fechamento da ação na última sexta-feira, 02, e sobre o valor médio no último mês.
Força contra a Oracle
Para analistas, a compra é estratégica para a empresa alemã.
Veja também
SAP: passo a passo na área bancária
O Banco Intermedium S.A, instituição financeira mineira com atuação em ramos como crédito imobiliário, consignado e capital de giro, entre outros, começará a implementar até o final do ano a solução completa de gestão da SAP.
A nova conta é parte de um movimento paulatino da multinacional no sentido de conseguir clientes que adotem suas ferramentas no coração do negócio, e não apenas no backoffice.
ITS: SAP BO para DHB
A ITS Group iniciou a implantação do SAP BO na porto-alegrense DHB Componentes Automotivos, fabricante de sistemas de direção que afirma ser a maior de seu segmento na América Latina.
A implantação, envolvendo as áreas de BI e BSC, começou em setembro passado e tem previsão de go live para janeiro de 2012.
SAP: vem aí a ofensiva do B1
A SAP Brasil planeja cadastrar 60 novos canais para vender o sistema de gestão para pequenas empresas Business One em todo o terrritório nacional ao longo de 2012.
SAP: ofensiva na área de governo
A SAP Brasil está colhendo os frutos de uma estratégia de ofensiva sobre o mercado de TI governamental desenhado em agosto do ano passado.
Lucro líquido da SAP aumenta 150%
Graças à redução de US$ 1,3 bilhão para US$ 272 milhões da multa judicial no processo contra a Oracle, a SAP registrou um aumento de 150% no seu lucro líquido no último trimestre.
O valor passou de € 500 milhões entre julho e setembro de 2010 para € 1,25 bilhão (US$ 1,73 bilhão).
A receita total da companhia no período avançou 14%, para € 3,4 bilhões (US$ 4,7 bilhões).
SAP Brasil: vendas de sw crescem 28%
As vendas de software da SAP Brasil cresceram 28% no terceiro trimestre de 2011, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A receita incluindo serviços relacionados aumentou 34%.
Gartner: SAP pode comprar HP
Donald Feinberg, vice-presidente do Gartner que previu a compra da Sun Microsystems pela Oracle, voltou a fazer suas apostas nas fusões de TI.
O novo vaticínio envolve a maior fabricante de computadores do mundo.
“A minha primeira opção de compra da HP seria pela SAP”, comentou o analista, para quem o negócio que faria sentido após um movimento de spin-off da divisão de computação pessoal (PSG) da fabricante de TI.
Oracle acirra disputa com SAP e IBM
A Oracle lançou no último final de semana uma nova versão do servidor de processamento paralelo Sparc Solaris, e a solução Exalytics.
O novo equipamento marca a entrada oficial da fabricante de software no mercado de hardware, concorrendo com fornecedores tradicionais como Dell e HP. Já o Exalytics, mira na SAP.
MG: Banco Intermedium vai de SAP
A Original Technology iniciou em abril a implementação do ERP da SAP no Banco Intermedium.
O projeto surgiu depois que o banco mineiro tornou-se agente financeiro autorizado a atuar nos financiamentos imobiliários do programa Minha Casa Minha Vida.
Sediado em Belo Horizonte, o Intermedium tem 168 funcionários e fechou 2010 com uma
receita líquida de R$ 153 milhões, com lucro de R$ 24 milhões, 91% de crescimento frente ao ano anterior.
SAP lucra € 588 milhões no trimestre
A SAP obteve lucro líquido de € 588 milhões no segundo trimestre de 2011, alta anual de 20%.
Já o lucro operacional subiu 11% sobre o mesmo período de 2010, chegando a € 857 milhões.
A receita, por sua vez, somou € 3,3 bilhões, crescimento de 14% ano/ano.
Só com software, a receita da fabricante de ERP foi de € 802 milhões no 2T11, expansão de 26% sobre igual período do ano passado ou de 35% em moeda constante.
SAP: dados com geolocalização no Google
Dados de negócios com geolocalização é a proposta da SAP, que planeja conectar seu software de análise com as ferramentas do Google Maps e Earth.
Com a parceria, um banco poderia, por exemplo, descobrir quais regiões em que atua têm problemas com habitação e inserir no sistema dados sobre hipotecas e a localização exata no mapa de onde é possível conseguir empréstimos
Gartner: Brasil e SAP lideram BI mundial
O Brasil foi o país de maior crescimento do mercado de BI em todo o mundo no último ano, com expansão na casa dos três dígitos, informa o relatório “Market Share Analysis: BI, Analytics and Performance Management, 2010, Worldwide”, do Gartner.
Em 2010, as receitas globais da área de BI somaram US$ 10,5 bilhões, com este tipo de plataforma abarcando 63,7% do mercado de TI mundial.