Mac App Store está disponível para os usuários

Tamanho da fonte: -A+A

Foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira, 06, a loja de aplicativos para notebooks e desktops da Apple, chamada de Mac App Store.

O espaço online, que segue os moldes da App Store, do iPhone, está disponível para computadores com a última versão do sistema operacinal Mac OS X. Basta fazer o download gratuito pela atualização de software para habilitar o recurso.

“Com mais de 1 mil aplicativos, a Mac App Store está tendo um ótimo começo”, disse Steve Jobs, CEO da Apple.

A loja oferece aplicativos divididos em categorias, como Educação, Games, Gráficos & Design e Estilo de Vida. São 90 países com acesso à loja. Os aplicativos comprados na loja podem rodar em todos os Macs de um único usuário.

Segundo a Apple, os desenvolvedores de aplicativos para Mac definem o preço de seus produtos e recebem 70% da receita obtida com a venda.

Nova oportunidade para developers
“É mais uma oportunidade para os desenvolvedores venderem software para Mac. Diferentemente da App Store para iOS, aqui o desenvolvedor pode optar por continuar vendendo no seu próprio site e através de outros meios”, avalia Cristiano André da Costa, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Unisinos.

Para Costa, apesar da possibilidade de oferta fora da Mac App Store, o novo recurso deverá ser mais eficiente de vender por “atingir os clientes de forma direta”.

No entanto, Costa tem dúvidas sobre se o desenvolvedor de iOS vai migrar direto para a Mac App Store.

“As APIs são bem diferentes. Talvez com o tempo seja uma alternativa. Creio que impacta positivamente os developers, mas talvez mais aqueles que já desenvolvem para Mac, pelo menos no início”, finaliza Costa.