Microsoft e Ford: carros para saúde

06/02/2012 10:17

A Ford firmou uma parceria com a Microsoft e as empresas Healthrageous e BlueMetal Architects para Pesquisa e Desenvolvimento na área de tecnologia voltada ao conceito de “carro saudável".

Na prática, trata-se de projetar veículos com serviços de saúde a bordo, com conexão via dispositivo Sync, equipamento de conectividade, com navegação GPS e sistema Bluetooth já disponível em vários modelos da marca.

Tamanho da fonte: -A+A

A Ford firmou uma parceria com a Microsoft e as empresas Healthrageous e BlueMetal Architects para Pesquisa e Desenvolvimento na área de tecnologia voltada ao conceito de “carro saudável".

Na prática, trata-se de projetar veículos com serviços de saúde a bordo, com conexão via dispositivo Sync, equipamento de conectividade, com navegação GPS e sistema Bluetooth já disponível em vários modelos da marca.

"Com conexão para celular e web, este dispositivo permite soluções que vão desde encontrar o recurso hospitalar mais próximo até obter informações sobre uma doença, tudo por controle de voz”, explica Gary Strumolo, gerente do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford.

Na parceria, a Microsoft entra na parte de projeto e desenvolvimento de software que permita a oferta de informações e serviços captados em equipamentos como monitor de pressão arterial, medidor de glicose e de relatórios de alergia do motorista, por exemplo.

“O papel da Microsoft é traduzir as informações captadas por esses sensores para aplicativos que ofereçam interface por voz e toques na tela, integrando também dados biométricos de outros dispositivos”, detalha Strumolo.

Histórico na nuvem
A proposta é também criar sistemas que, além de monitorar a saúde do motorista, gerem alertas em tempo real, usando os dados obtidos pelos sensores do veículo e registros de arquivo.

O motorista também pode informar detalhes de sua saúde, como a quantidade de copos de água consumidos durante o dia ou os remédios que tomou, usando comandos de voz.

“Esses dados seriam levados para a nuvem e processados junto com outros dados médicos para criar registros gráficos, que o motorista também poderia acessar depois de sair do veículo”, finaliza Strumolo.

Tendência
Uma pesquisa da Pew Research nos EUA mostra que 93% dos entrevistados preferem buscar informações sobre saúde na Internet do que em outros meios, devido à conveniência de obter a informação na hora, sem depender da agenda do médico, por exemplo.

Além disso, 83% dizem conseguir mais informação na web do que com os médicos e 80% garantem que ter privacidade nos dados é o maior benefício da consulta online.

O estudo mostra, ainda, que a área de medicina e saúde foi a terceira que mais cresceu nos aplicativos para smartphones, com mais de 17 mil apps disponíveis para download, no ano passado.

A expectativa é que, até 2015, 500 milhões de pessoas usem aplicativos móveis de saúde.

Otimizar o tempo
Segundo Strumolo, levar estes recursos para dentro dos carros também facilita a rotina diária dos motoristas, que passam a ganhar tempo.

“O carro é um lugar conveniente, que oferece privacidade, facilita o acesso personalizado às informações, produtos e serviços que as pessoas precisam e permite aproveitar o tempo em que elas se deslocam no trânsito”, finaliza ele.
 

Veja também

GE e Microsoft: joint venture de saúde

A GE Helthcare anuncia a formação de uma joint venture com a Microsoft para o setor de saúde.

Ainda sem nome e com o anúncio da marca e dos novos produtos prometidos para fevereiro, a empresa fornecerá sistemas abertos para serem desenvolvidos por parceiros e soluções convergentes, que possam às soluções existentes no mercado como um "guarda-chuva" de softwares.

Microsoft premia gerente de P&D da Promob

O gerente de P&D da gaúcha Promob Software Solutions, Elemar Rodrigues Severo Junior, acaba de receber da Microsoft o prêmio Most Valuable Professionals Award (MVP).

A premiação é concedida a parceiros da multi norte-americana pela avaliação de conhecimentos técnicos.

Microsoft leva Kinect aos notebooks

A Microsoft vai integrar o sensor de movimentos Kinect em notebooks.

O dispositivo já é utilizado para games e programas no console Xbox 360 e a versão para PC chega em 01 de fevereiro, segundo informa o jornal The Daily.

Conforme publicação do G1, o Kinect agrupa uma variedade de sensores pequenos que se estendem sobre a parte superior da tela do computador, onde normalmente estaria a webcam. Na parte inferior existe um conjunto do que parecem ser LEDs.

HP e Microsoft fecham acordo focado em nuvem

A HP e a Microsoft anunciam uma iniciativa conjunta global de quatro anos para a entrega de aplicativos de comunicação e colaboração da Microsoft, por meio de serviços globais de nuvem privada e pública.

Microsoft: plataforma para criar gadgets

A Microsoft criou uma plataforma que permite a usuários desenvolver softwares para gadgets próprios, chamada de .Net Gadgeteer.

De acordo com o IDG Now, o Gadgeteer é um conjunto de ferramentas open-source para escrever softwares que controlam dispositivos simples, a partir do .NET Micro Framework e do Visual Studio ou Visual C# Express.

Chevrolet lança carro com Wi-Fi

A Chevrolet firmou parceria com a TIM para oferecer no Brasil o Chevrolet Agile Wi-Fi.

Segundo a empresa, é o primeiro veículo conectado do mercado brasileiro.

O veículo virá com conexão à internet gratuita por um ano. O modelo será vendido também em edição limitada com mil unidades, oferecendo outros recursos online aos usuários.

GM: IBM na base do 1º carro elétrico

A Chevrolet apostou no software Rational e ferramentas de simulação da IBM no projeto de desenvolvimento de seu primeiro carro elétrico, o Volt 2011.

As soluções foram usadas pelos engenheiros da GM, montadora da marca, para projetar e desenvolver os sistemas de controle do veículo, em um projeto que durou 29 meses e contemplou o desenvolvimento de controles eletrônicos críticos – bateria, direção elétrica e toda a eletrônica de cabine.

Carro lê status do Facebook para o motorista

Os telespectadores do Super Bowl, campeonato da liga de futebol americano nos Estados Unidos, assistiram na noite desse domingo, 06, ao comercial de um carro integrado com redes sociais.

Modelo da Chevrolet, o Cruze lê para o motorista os status da rede social.

Com Nvidia, Audi projeta carro com mobilidade

A Audi firmou uma joint venture com a Nvidia com foco no lançamento de um carro equipado com tecnologia móvel.

O veículo contará com a plataforma de hardware Modular Infotainment System (MIS), desenvolvida pela Audi; e o software MIS, da Nvidia.

Com acesso à Internet, oferecerá recursos semelhantes aos das atuais “casas inteligentes”, como controles de segurança e permissão para adequação de sistemas de temperatura, entre outros.  

Google desenvolve carro sem motorista

Um carro que se move sem motoristas está em desenvolvimento pelo Google.

A empresa contratou Darpa (Defense Advanced Research Projetcs Agency), entidade governamental que realiza pesquisas para fins militares e que organiza corridas com veículos autônomos, para criar o software.

Seis Toyota Prius e um Audi TT já testaram, com sucesso, o programa, percorrendo 225 mil quilômetros.

Eike: fábrica nacional de carros elétricos

O empresário Eike Batista anunciou uma fábrica nacional de carros elétricos até 2014 no Brasil.

A planta será construída ao lado do Super Porto do Açu, em São João da Barra, no norte fluminense, a um custo inicial de US$ 1 bilhão.