Michael Cardoso

A plataforma Channel, da catarinense JExperts, será implantada em até 30 tribunais de contas brasileiros este ano para gestão de estratégia, projetos e  processos de forma integrada e adequada às práticas do BSC e PMBOK.

O contrato, vencido via pregão presencial, contempla aquisição de 25 licenças da solução, sem limite de usuários, e é uma das apostas da empresa de Florianópolis para dobrar o faturamento, repetindo o feito de 2010.

O projeto – que já foi implantado em 18 TCs, de estados como Minas Gerais, Pernambuco, Pará e Rio Grande do Norte, entre outros - também expande a carteira de clientes da JExperts, que hoje é formada por cerca de 50 ativos.

“Esperamos crescer esta base em 20% até o final do ano”, afirma Michael Cardoso, da JExperts.

A adoção da plataforma da companhia catarinense faz parte de um projeto licitado pelo Grupo de Planejamento Organizacional (GPO) do Promoex - Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros.

A coordenadora do GPO, Maria José Mourão, do TCE-MG, explica que a ideia de padronizar o uso de um mesmo software de gestão estratégica nos TCs do país surgiu em 2005, no início do Promoex, mas ganhou força em 2010.

“Foi quando as demandas cresceram e deixaram claras as especificações para licitação do sistema”, afirma ela. “Agora, a nova plataforma vai possibilitar o compartilhamento de metodologias, indicadores e soluções técnicas entre os tribunais”, complementa.

O Channel é uma plataforma de software para gestão, desenvolvida e licenciada pela JExperts e focada no gerenciamento de atividades de planejamento e controle, de forma colaborativa.

A solução permite a combinação de diversas ferramentas de gestão em um único ambiente de software - BSC, gestão de indicadores, gerenciamento de portfolios e projetos e gestão de fluxo do trabalho, por exemplo.

“Com a plataforma, é possível gerenciar todo o trabalho oriundo da estratégia, seja através de projetos, ou na forma de processos, com base nas melhores práticas de gestão da atualidade”, detalha Cardoso.

Segundo o executivo, a ferramenta permite a gestão de três esferas - estratégica, tática e operacional -, com recursos para gerenciamento de mapas estratégicos, em adesão às práticas do BSC; gestão de empreendimentos de uma organização (projetos, programas e portfólios), com base em modelos como o PMBOK e métodos ágeis, como Scrum.

Gerenciamento de processos de negócio focados em estratégia, com funções para controle de trabalho diário, processos decisórios, tratamento de demandas e gestão de informações, complementam a ferramenta.

A JExperts
Além da plataforma Channel, a JExperts também atua com outra unidades de negócio: Fábrica de Software, com desenvolvimento de projetos de software on demand.

Além disso, também presta serviços na área de consultoria e capacitação executiva, junto à empresa associada VEC – Valor e Competência.